Costa não pode acabar com sobretaxa, Catarina e Jerónimo vão ter que ceder

13

(dr) Conselho da União Europeia

Não há condições financeiras para acabar com a sobretaxa de IRS em 2016. É António Costa quem o diz, reafirmando assim as divergências com Bloco de Esquerda e PCP neste capítulo.

Em entrevista ao jornal Público, o primeiro-ministro constata que “infelizmente, não temos condições financeiras para eliminar integralmente a sobretaxa para todos os contribuintes” já em 2016.

Frisando que “essa questão ainda está a ser trabalhada na Assembleia da República”, António Costa avança com várias possíveis soluções para resolver o impasse com os aliados do governo socialista, Bloco de Esquerda e PCP, que defendem a extinção imediata da sobretaxa.

“Há várias soluções possíveis e estão a ser trabalhadas de forma a poder beneficiar o mais rapidamente possível um maior número de contribuintes”, mas, alerta António Costa, “dentro daquilo que são os limites da capacidade financeira do Estado“.

O primeiro-ministro fala das possibilidades de uma devolução variável, em função dos rendimentos, e da reposição de metade da sobretaxa em 2016 e da outra metade em 2017.

Certo é que o assunto não tem consenso na aliança de Esquerda que colocou Costa no poder.

Do lado do Bloco de Esquerda, Catarina Martins repete a ideia de que “a sobretaxa de IRS deve ser extinta em 2016”.

A porta-voz dos bloquistas mantém contudo, aberta a porta a um entendimento com o PS, sublinhando que a “prioridade” é “proteger quem tem rendimentos mais baixos”, conforme declarações numa conferência de imprensa, após uma reunião do partido.

Jerónimo de Sousa, por seu lado, avisa que o PCP não fará “favores a ninguém” na luta pelos interesses dos trabalhadores.

Durante um almoço com militantes, o líder comunista prometeu contudo, honrar o compromisso com o PS.

SV, ZAP

13 Comments

  1. Um dos factores em que os signatários do atual governo têm de estar atentos, é o modo como determinada imprensa vai acompanhar a ação dos vários intervenientes. A dita imprensa tem uma missão, não procurar a estabilidade do governo mas sim procurar a todo o custo, naturais divergências em relação a matérias sensíveis e por isso, os responsáveis dos partidos que sustentam o governo, têm de estar vigilantes para este fenómeno da intriga/mentira dos afetos à coligação de interesses que deixou o País na miséria e a maioria dos portugueses a braços, com um vida que jamais esperavam viver por culpa dos lídimos representantes dos agiotas/exploradores/corruptos/parasitas.

    • Ó sr José, diga-me cá uma coisa: Não foi o xôr costa que se coligou à posteriori com a esquerda, depois de uma DERROTA nas eleições? Quer ainda mais colinho da imprensa do que a que este BLUFF tem tido de há quase uma década?
      Và-se curar, e com uma terapia agressiva, porque o seu caso não é para menos…

    • Caro Jose’, quero reiterar a 500% o que diz. E’ vergonhoso e descarado o controle que a direita pafiosa mantem sobre os meida, e vergonhoso que haja “jornalistas” que aceitem fazer esse trabalho sujo , desonesto, e sem escrupulos.

      Este e’ apenas mais um exemplo, mas e’ inegavel a intencao deliberada do titulo. Da leitura do texto, apesar da mal-disfarcada tentativa de manipular os factos nele contidos, um leitor atento nao encontra NENHUM indicio que a postura de Antonio Costa e’ quer impor , obrigar , o PC e o BE a “ter de ceder”, bem pelo contrario, nada de novo acrescenta ao que ja’ ouvimos o PS, o PC e o BE dizer sobre este assunto, e que inclui O OPOSTO do que o titulo afirma, ou seja, o PS esta’, de boa vontade, a trabalhar para chegar a um compromisso, e NAO A OBRIGAR o PC e o BE a adoptar a posicao original do PS sobre o assunto.

      Ora estes vigaristas sabem que os titulos sao o que maior parte dos portugueses se limita a ler, ate’ porque os habituaram ja’ a nao encontrar nos media nada de interessante senao futebol + futebol + futebol, com que nos bombardeiam ate’ a’ nausea, com intervalos para nos meter medo com o terrorismo ou aborrecer ate’ fazer dormir com a repeticao das mesmas cassettes de “comentadores” (comissarios politicos pafiosos na sua esmagadora maioria).

      Que desonestidade descarada. Com papas e bolos se enganam os tolos. E quando ja’ nem ha’ bolos, e poucas papas, sobram os titulos manipuladores.

      • … e os zés e os bolos e as papas e os tolos onde moram as virgens de Vestal?
        Pela santa ambrozina do caravalho!

    • A imprensa tem uma missão? Bem você com o carmo e a trindade no rato deve ser um número… das sextas à meia noite “Zeca no varão”

  2. Se ao fim de uma semana por uma coisa tão pequena como a sobretaxa já se começam a esquecer as promessas então o que poderemos esperar daqui para a frente? Bastará dizer que “lamentamos mas não há condições?” …então estamos perante um acordo político que, para além de não ter sido sufragado nas urnas, aconteceu na base de uma série de promessas que pelos vistos começam a cair demasiado cedo, poderemos chamar a isto uma fraude política?

  3. Não se podem fazer ovos sem omoletas! Não há idealismo político que subverta a realidade. Convençam-se disso! Podem gesticular, gritar (ou berrar, se assim se quiser dizer) que de nada serve! O golpismo batoteiro tem sempre um fim triste! Goste-se ou não se goste. É a vida! iol!

    • Não falhou a tentativa de integrar Costa na mol de cima (a dos zés e das papas dos tolos), porém a questão da integridade não se coloca pelo golpe desferido contra José Seguro, em silêncio, moral e eticamente relevantes para a reserva moral do Partido Socialista pós Salgado Zenha.

  4. Quer isto dizer que o senhor Costa já começa a dar o dito por não dito mas isto daqui para a frente vai ser o prato do dia pois não se fazem omeletes sem ovos e a extrema-esquerda por enquanto para não dar parte de fraca vai dizendo AMEN mas logo chegará o dia em que pensando o que terão de responder perante os seus apoiantes terão mesmo que dizer ao senhor Costa, BASTA!.

  5. Pelos vistos só o Costa é que não sabia que não podia acabar com a sobretaxa…. Cambada de imbecis. E quem faz comentários a defender a corja, é tão imbecil quanto o Costa.
    Toda a gente sabia, não sei qual é a surpresa. Também toda a gente sabe que a dar-se seguimento às pretensões do BE e PCP/Averdungados, com a conivência dos papotes e dos pardais do PS, o país estará na desgraça se chegar aos quatro anos de governo.

    • É que o senhor Costa comandado pelo camarada Sócrates entregaram o país ao anterior governo em estado de coma, estes puseram-no apenas em convalescença, no entanto o senhor Costa por simples ambição de Poder resolveu contrair casamento com a extrema-esquerda para salvação da pesada derrota eleitoral que imaginava dar numa vitória estrondosa como proclamava diariamente, para atingir os fins desejados vem com a mesma receita do anterior governo socialista, agora só espero que para salvação de nós todos a UE tenha o cuidado de bem vigiar as manobras deste senhor para nos evitar de ficarmos uma vez mais reféns de uma nova troika “especialidade do PS”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.