//

Costa afasta aumento da carga fiscal sobre as empresas

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O Primeiro-Ministro António Costa

O Primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro assegurou este domingo que não está previsto qualquer tipo de aumento da tributação sobre as empresas no próximo ano e defendeu que o seu Governo tem como objetivo a estabilidade do quadro fiscal.

António Costa deixou esta garantia na conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo chinês, Li Keqiang, depois dos governos de Portugal e da China terem assinado oito acordos nos domínios da cultura e da economia.

Interrogado sobre a política do executivo português ao nível da estabilidade e competitividade fiscal, o primeiro-ministro disse que essa tem sido uma opção do seu Governo.

“Quanto à redução progressiva da carga fiscal, foi já dado um primeiro passo em 2016 e será dado um novo passo, seguramente, com a aprovação do próximo Orçamento do Estado, assegurando um quadro de estabilidade na tributação ao nível empresarial”, declarou.

De acordo com o primeiro-ministro, até agora, “a única alteração que existiu” ao nível da tributação das empresas foi uma redução da taxa do IVA da restauração [de 23% para 13%] a partir de julho deste ano.

“Não houve qualquer tipo de aumento da carga fiscal, nem está previsto qualquer tipo de aumento da tributação sobre as empresas”, declarou António Costa, o que motivou, depois, uma reação do primeiro-ministro chinês.

“Ouvir do primeiro-ministro português que não haverá aumento da carga fiscal é uma boa notícia para as empresas chinesas”, disse Li Keqiang.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.