/

O corpo humano tem mais um órgão do que pensávamos

Alan Place / UL

J. Calvin Coffey, investigador da Universidade de Limerick

O investigador J.Calvin Coffey foi o primeiro a considerar o mesentério como órgão

O mesentério, que liga o intestino ao abdómen, foi considerado durante centenas de anos uma estrutura fragmentada composta de múltiplas partes separadas. Agora, adquiriu o novo estatuto de órgão.

O mesentério faz parte do aparelho digestivo e serve para manter os órgãos abdominais no lugar. No entanto, a sua importância era relativizada, até hoje.

“Temos um órgão no corpo que não foi reconhecido como tal até à data”, afirmou J. Calvin Coffey, investigador da Universidade Hospital de Limerick (UL), na Irlanda.

“A descrição feita há cerca de 100 anos afinal estava incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado e complexo. É uma estrutura simples e contínua”, explicou.

The Lancet Gastroenterology & Hepatology

O mesentério, o novo orgão do corpo humano

O mesentério, o novo órgão do corpo humano

Os autores do estudo publicado na revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology, identificaram toda a estrutura mesentério e pretendem agora descobrir a sua função precisa.

“Ao percebermos a função, conseguimos identificar as disfunções e as doenças. Quando tivermos todos os componente teremos a base para uma nova área da ciência”, adiantou o investigador ao Science Alert.

Para os cientistas, estudar a função do novo órgão pode ser a chave para uma melhor compreensão e tratamento de doenças abdominais e digestivas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.