/

Corona chegou mesmo, Gaitan afinal fica, Schelotto ainda vem?

Ago76 / Wikimedia

Ezequiel Schelotto, extremo italo-argentino do Inter de Milão, esteve a ser ponderado pelo Sporting mas pode chegar vir o Benfica

Ezequiel Schelotto, extremo italo-argentino do Inter de Milão, esteve a ser ponderado pelo Sporting mas pode chegar vir o Benfica

O FC Porto foi o clube português mais ativo no último dia do mercado de transferências de verão, na segunda-feira, ao reforçar-se com os mexicanos Jesús Corona e Miguel Laýun. Schelotto esteve a ser ponderado pelo Sporting, mas pode chegar ainda ao Benfica

Enquanto Benfica e Sporting não apresentaram novidades de última hora, mas também não perderam nenhum jogador, nomeadamente Gaitán e Carrillo, respetivamente, o FC Porto viu chegar dois jogadores candidatos ao ‘onze’.

Corona e Layún no Dragão

Jesus Corona, proveniente do Twente, custou 10,5 milhões, num contrato de cinco anos, e vai lutar por ser dos extremos titulares, enquanto Miguel Layún, que chega por empréstimo do Watford, mas com opção de compra por seis milhões, é candidato a ser o substituto de Alex Sandro como lateral esquerdo.

Os ‘dragões’ fizeram chegar mais dois reforços, depois de Casillas, Maxi Pereira, Imbula, Bueno, André André e Danilo Pereira, e ‘despacharam’ cinco jogadores que não entravam nas contas do treinador espanhol Julen Lopetegui.

Ricardo Pereira (Nice), Rolando (Marselha) e Quintero (Rennes) seguiram para França, Hernãni para o Olympiacos, de Marco Silva, e Adrián López, o maior ‘flop’ de 2014/15, regressou a Espanha, rumando ao Villarreal.

Em relação à época transata, já haviam saído Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Óliver Torres, Ricardo Quaresma e Jackson Martinez, mais o guarda-redes Fabiano, que renderam aos portistas um recorde de mais de 100 milhões de euros.

Benfica avança para Schelotto

Por seu lado, o bicampeão Benfica manteve o argentino Nicólas Gaitán, que durante muitos meses foi dado como certo em vários clubes, nomeadamente o Manchester United, mas que, pelo menos para já, continua como o ’10’ dos ‘encarnados’.

Em relação à época passada, Maxi Pereira e Lima são as principais baixas – mais Salvio, por lesão -, enquanto os avançados Mitroglu e Raúl Jimenez foram as contratações mais importantes.

A grande surpresa para os lados da Luz pode ser a contratação, já após o fecho da janela de mercado, de Ezequiel Schelotto.

O extremo italo-argentino do Inter de Milão esteve a ser ponderado pelo Sporting, tendo o clube leonino acabado por não avançar para a contratação.

Mas, segundo o Relvado, o jogador italo-argentino pode chegar agora ao Benfica, a custo zero, depois de se ter desvinculado do Inter de Milão.

O atleta tinha ainda contrato com o Inter até 2017, mas conseguiu a sua desvinculação, e é esperado em Lisboa nas próximas horas para acertar uma possível contratação.

Sporting arruma plantel

Em relação ao Sporting, saíram o egípcio Ramy Rabia (Ah-Ahly), Diego Rubio (Valladolid) e Filipe Chaby (União da Madeira), mas outros não conseguiram ser ‘despachados’ e foram integrados no plantel, casos de Diogo Salomão, Valentin Viola, Zacaria Labyad e Salim Cissé.

O novo treinador dos ‘leões’, Jorge Jesus, ficou com todas as armas que Marco Silva teve em 2014/15, exceto a Cedric e Nani, que estava emprestado, e reforçou-se com João Pereira, Naldo, Aquilani, Bryan Ruiz ou Teófilo Gutiérrez.

Em dúvida está agora o futuro a curto prazo de André Carrillo, depois de ontem o Sporting ter recusado uma proposta de 12 milhões de euros do Leicester, de Inglaterra, pelo extremo peruano.

Carrillo termina o contrato em Junho de 2016, em janeiro é livre de assinar a custo zero por qualquer clube, e o processo de renovação está a ser dificultado pelos empresários que detêm parte do seu passe.

Braga muito ativo

Destaque também, no último dia, para o Sporting de Braga, que contratou Filipe Augusto (Rio Ave), Wilson Eduardo (Sporting) e Aarón Ñiguez (Elche) e emprestou Pedro Tiba e Erick Moreno (Valladolid), Fábio Martins (Paços de Ferreira), Rodrigo Battaglia (Moreirense) e Tiago Gomes (Metz).

Quanto aos outros clubes, o Belenenses recrutou Luís Leal e Kuca e o Boavista foi ao Brasil buscar Rivaldinho, o filho do Bola de Ouro Rivaldo, enquanto, na II Liga, o Olhanense fez regressar o guarda-redes Moreira (ex-Benfica).

O mercado em Portugal fechou na segunda-feira, mas ainda está aberto em outros campeonatos, nomeadamente em Inglaterra, sendo que os clubes lusos ainda podem contratar jogadores desempregados — a época passada o Benfica aproveitou essa situação para contratar o brasileiro Jonas, em setembro.

Contratação de De Gea falha com estrondo

Quanto ao mercado internacional, muitas foram as movimentações, mas o maior destaque foi a transferência falhada do guarda-redes David De Gea do Manchester United para o Real Madrid, por falha na entrega da documentação a tempo.

O caso está a gerar polémica em Espanha, com os adeptos do Real Madrid e Manchester United a acusarem a direção merengue de incompetência por ter falhado a entrega da documentação quando o negócio entre todas as partes já estava fechado.

Em matéria de mudanças consumadas, destaque para a de Drexler, do Schalke 04 para o Wolfsburgo, e para o Manchester United, que vendeu o mexicano Chicharito ao Bayer Leverkusen e emprestou o belga Januzaj ao Borussia Dortmund.

A grande ‘bomba’ do dia ainda não se concretizou oficialmente e passava pela contratação, pelo Manchester United, do avançado francês Anthony Martial, do AS Mónaco, por uma verba que, segundo a imprensa francesa e inglesa, poderia chegar aos 80 milhões de euros.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.