/

Coreias do Norte e do Sul continuam negociações para evitar escalada militar

YONHAP / South Korean Ministry / EPA

-

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul concordaram realizar uma segunda ronda de conversações no domingo, depois da maratona de longas discussões que ficou aquém de resolver a crise entre os dois países.

Os dois lados acordaram reunir-se novamente às 15:00 locais (7:00 em Lisboa) para “afinar as diferenças”.

As conversações terminaram pelas 4:00 locais, dez horas depois de terem começado.

Realizada na vila fronteiriça de Panmunjom, onde o cessar-fogo da guerra coreana de 1950-53 foi assinado, foi a reunião ao mais alto nível inter-coreana do último ano, o que reflete a gravidade da atual situação.

A Coreia do Norte ameaçou a do Sul que iniciaria uma “guerra total” se Seul não suspendesse o que considera operações de propaganda.

Ao início da madrugada de hoje, a Coreia do Norte assegurou que as suas tropas estão preparadas para uma “guerra total” se Coreia do Sul não cumprir o ultimato exigido, numa altura de grande tensão militar entre os países.

Pyongyang quer que Seul retire os altifalantes que emitem mensagens de propaganda contra o regime de Pyongyang na Zona Desmilitarizada (DMZ) que divide os dois países.

A tensão estalou na quinta-feira, quando Seul acusou Pyongyang de disparar contra uma das suas unidades militares, e respondeu com o lançamento de três dezenas de rondas de artilharia na direção do Norte.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.