//

Coreia do Norte de novo sem internet

1

A Coreia do Norte esteve de novo privada de ligações à internet, um dia após um primeiro corte geral da rede que poderá ter sido efectuado por represálias ao ataque informático contra a Sony Pictures, referiu uma empresa de cibersegurança.

Os serviços de acesso à internet na Coreia do Norte tinham esta terça-feira sido restaurados, após uma interrupção de cerca de 9 horas, durante as quais o país se viu privado de acesso internacional à rede.

O incidente ocorreu após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de que os EUA responderiam “de forma proporcional” ao ataque informático à Sony Pictures Entertainment. Os norte-coreanos negaram qualquer envolvimento no incidente.

No domingo, o Presidente Barack Obama assegurou que Washington iria retaliar contra Pyongyang, após a Sony ter cancelado a saída nas salas de cinema de “The Interview”, uma comédia que descreve uma tentativa de assassinato do líder norte-coreano Kim Jong-Un.

Na segunda-feira, o governo norte-americano assegurou que não possuía dados para comentar os problemas de ligação à internet na Coreia do Norte.

Esta terça-feira, as quatro redes de ligação norte-coreanas, que passam todas pelo gigante chinês das comunicações Unicom, estiveram novamente fora de serviço, após terem registado um sinal fraco, assegurou a empresa norte-americana de cibersegurança Dyn Research.

Várias fontes ligadas ao governo americano negam estar envolvidas em possíveis retaliações ao país asiático, mas segundo a Reuters os EUA terão pedido ajuda à China na identificação de hackers coreanos que estivessem a operar a partir da China, e para desligar servidores e routers usados pelos norte coreanos.

A China, tradicionalmente a mais forte aliada ca Coreia do Norte, afirma estar contra qualquer tipo de ataque informático e não respondeu ao pedido de ajuda dos EUA, alegando que não há provas suficientes de que a Coreia do Norte seja responsável pelo ataques à Sony.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.