/

Coreia do Norte ameaça guerra contra EUA por acusações de ataque informático

2

Edward N. Johnson / USGov

Soldados da Coreia do Norte em vigilância na zona desmilitarizada entre as duas Coreias

Soldados da Coreia do Norte em vigilância na zona desmilitarizada entre as duas Coreias

A Coreia do Norte ameaçou levar a cabo uma guerra no território dos Estados Unidos pelo que considera “falsas” acusações de ter perpetrado o ataque informático à Sony Entertainment pelo filme sobre o líder Kim Jong-un.

“O exército e povo da Coreia do Norte estão completamente preparados para um confronto com os Estados Unidos em todos os espaços de guerra, incluindo a cibernética”, afirmou o regime de Kim Jong-un em comunicado hoje em inglês pela agência estatal KCNA.

O nosso maior contra-ataque vai ser dirigido contra a Casa Branca, Pentágono e todo o território continental dos Estados Unidos, excedendo em muito o contra-ataque declarado por (Barack) Obama”, afirma Pyongyang no comunicado.

Washington acusa a Coreia do Norte de ser responsável pelo ataque, que forçou a Sony Pictures a anular a estreia do filme “Uma entrevista de loucos” (The Interview, título original), uma comédia satírica sobre um ‘complot’ fictício da CIA para assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Obama já tinha criticado o cancelamento do filme.

petersnoopy / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte reiterou que não tem nada a ver com ao ataque informático à Sony Pictures Entertainment, e propôs ao FBI levar a cabo uma investigação conjunta dos factos, mas os serviços secretos norte-americanos descartaram essa opção.

A reação da Coreia do Norte, que já tinha negado a sua implicação no caso, chega depois de o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter anunciado no domingo o início de um processo para avaliar se o Estado norte-coreano deve ser incluído novamente na lista negra de países que patrocinam o terrorismo, na sequência do ataque informático à Sony.

A inclusão nesta lista negra representa restrições à ajuda externa, proibição das exportações e vendas da defesa, controles sobre certas exportações e vários entraves financeiros.

/Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.