Coreia do Norte ameaça disparar contra barcos sul-coreanos

zennie62 / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte ameaçou, esta sexta-feira, disparar sem aviso prévio contra as embarcações militares da vizinha Coreia do Sul caso estas continuem a cruzar a fronteira que separa as águas territoriais dos dois países no Mar Amarelo.

O Exército Popular norte-coreano “vai disparar, a partir de agora e sem aviso prévio, ao avistar qualquer navio da Força Naval da Coreia do Sul que ultrapasse a linha de demarcação”, indicou a agência estatal KCNA.

Pyongyang ameaçou ainda contra-atacar com maior intensidade caso as forças sul-coreanas respondam com fogo aos seus disparos.

A Coreia do Norte diz ter lançado esta “advertência especial de emergência” depois de várias lanchas de defesa sul-coreanas terem entrado nas suas águas, pelo menos três vezes ao dia, entre 1 e 7 de maio, o que considerou uma “provocação militar“.

Segundo a KCNA, a Coreia do Sul justificou as intromissões como parte de uma operação para lutar contra a pesca ilegal de um terceiro país, em alusão aos pescadores chineses que pescam sem permissão nas águas das duas Coreias.

No entanto, a Coreia do Norte acredita que, na realidade, tratava-se de uma operação militar secreta de Seul.

O Governo sul-coreano negou as afirmações do Norte, que acusou de “distorcer a verdade” e ameaçou dar “uma dura resposta” caso o regime de Kim Jong-un leve a cabo uma ação armada contra as suas embarcações.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.