/

Coreia do Norte lançou míssil balístico em direção ao mar do Japão

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico em direção ao mar do Japão, anunciou o ministro sul-coreano da Defesa.

O míssil foi lançado pelas 07:55 locais da base aérea de Banghyon, situada na zona oeste da Coreia do Norte, e seguiu para este, em direção ao mar do Japão, referiu o governante, citado pela Agência France Presse.

De acordo com o Estado-Maior Conjunto de Seul, o míssil percorreu cerca de 500 quilómetros, até cair no mar.

No seu discurso do Ano Novo, o líder norte-coreano Kim Jong-Un afirmou que o país testaria em breve um novo míssil balístico intercontinental.

Questionados a respeito do programa militar e nuclear do regime norte-coreano, responsáveis norte-americanos tinham dito a Pyongyang para evitar ações provocatórias.

Um membro da equipe do governo dos Estados Unidos afirmou que o acto “não é uma surpresa” mas uma “provocação” da Coreia do Norte, que já era “esperado” depois da posse de Donald Trump. “O líder norte-coreano gosta de chamar a atenção para momentos como este “, afirmou o funcionário americano.

(h) KCNA / YONHAP

Lançamento de míssil balístico ICBM da Coreia do Norte a partir de um submarino

Lançamento de míssil balístico ICBM da Coreia do Norte a partir de um submarino

“O lançamento norte-coreano de um míssil é totalmente intolerável“, afirmou por sua vez o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que termina este domingo a sua visita oficial aos Estados Unidos.

O lançamento coincide com a visita de Abe aos Estados Unidos, mas seria esperada por esta altura alguma demonstração de força da Coreia do Norte também por outra razão.

Seul advertiu esta semana que a Coreia do Norte poderia estar a preparar “novas provocações” por volta de dia 16, altura em que se comemora o 75.º aniversário do nascimento do “querido líder” Kim Jong-il, pai do atual dirigente do país, Kim Jong-un, conhecido por ter impulsionado o programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

16 de fevereiro, conhecida como o “Dia da Estrela Brilhante”, em homenagem ao pai do atual líder, é uma das mais importantes festividades da Coreia do Norte.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.