Andreas Lubitz recebeu tratamento por tendências suicidas antes de ter licença para pilotar

Bhernandez / Flickr

-

O copiloto do Airbus A320 da companhia aérea Germanwings, suspeito de ter feito o avião despenhar-se nas montanhas no sudeste de França, recebeu tratamentos por tendências suicidas no passado, mas não recentemente, revela a justiça alemã.

“O copiloto esteve em tratamento psicoterapêutico por tendências suicidas há vários anos, antes de ter obtido a licença de piloto“, indicou o procurador de Dusseldorf (oeste), Ralf Herrenbruck.

Depois disso e “até recentemente, realizou outras consultas médicas que resultaram em baixas por doença, mas sem terem sido atestadas tendências suicidas ou de agressividade para terceiros”, acrescentou o procurador numa breve declaração escrita, sem precisar o motivo destas consultas e baixas médicas.

O ministério público de Dusseldorf sublinhou não ter sido encontrada qualquer carta a anunciar um eventual plano para fazer despenhar um avião ou a reivindicar o acidente, ocorrido em 24 de março.

Nada “no ambiente familiar, pessoal ou no local de trabalho” permitiu, até aqui, reunir informações sobre eventuais motivações, acrescentou.

Andreas Lubitz, de 27 anos, é suspeito de ter deliberadamente causado a queda do avião da transportadora alemã de baixo custo Germanwings, matando 150 pessoas.

Na sexta-feira, o ministério público de Dusseldorf, onde Lubitz vivia, anunciou que o copiloto devia estar de baixa médica no dia do acidente. Os investigadores encontraram atestados de incapacidade para o trabalho rasgados.

A edição deste domingo do jornal alemão Bild afirmou que os investigadores encontraram, no apartamento de Lubitz, receitas de medicamentos, habitualmente prescritos a doentes maníaco-depressivos, e grandes quantidades de soporíferos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.