/

Copiloto pesquisou mecanismos de segurança do cockpit nas vésperas do desastre

flyforfun / Flickr

-

O co-piloto do avião da Germanwings que se despenhou nos Alpes franceses procurou na Internet informação sobre formas de terminar com a vida e funcionamento das portas do cockpit até à véspera do acidente, informou hoje a procuradoria de Düsseldorf.

A informação foi apurada pelos procuradores alemães a partir do conteúdo de um computador tablet apreendido numa das residências de Andreas Lubitz.

O copiloto, de 27 anos, procurou na Internet informação sobre formas de terminar com a vida, “especialmente” entre 16 e 23 de março, véspera do acidente, segundo um comunicado.

Pelo menos num desses dias, Lubitz viu também, “durante vários minutos”, informação sobre “portas de cockpit e disposições de segurança”.

A investigação ao acidente do Airbus A320 da Germanwings, baseadas sobretudo na análise dos sons do cockpit registadas na primeira caixa negra, concluiu que Lubitz terá provocado deliberadamente o acidente ao ficar sozinho no cockpit e bloquear a porta do compartimento para impedir o piloto de reentrar.

Já as investigações feitas na Alemanha indicam que Lubitz sofreu um “episódio depressivo grave” em 2009 e recebeu tratamento para “tendências suicidas”.

O Airbus A320 da Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), despenhou-se a 24 de Março nos Alpes franceses, matando todos os 144 passageiros e seis tripulantes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.