//

COP21 aprovou projeto de acordo para combate às alterações climáticas

A 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas aprovou este sábado um projeto de acordo para combater as alterações climáticas, que deverá agora ser validado pelos ministros dos cerca de 200 países participantes na cimeira.

Com esta aprovação, encerram-se os quase cinco anos de trabalhos preparatórios e negociações para um pacto global de luta contra as alterações climáticas, que tiveram início em 2011 em Durban, na África do Sul.

O projeto de acordo, que tem 48 páginas e muitas opções em aberto, é um “sinal de otimismo para a próxima semana”, diz Laurence Tubiana, a representante francesa no plenário da COP21.

“Temos uma nova base para as negociações aceita por todos”, afirmou Tubiana, “e trata-se de escrever o texto a seguir”.

O trabalho não está terminado, as principais questões políticas continuam por ser decididas”, acrescentou Laurence Tubiana.

“Vamos precisar de toda a nossa energia, inteligência, capacidade de compromisso, e de toda a nossa capacidade de ver mais longe para chegar a um resultado”, concluiu.

Uma vez validado pelos ministros dos países participantes, o acordo final da COP21 deverá ser assinado no próximo dia 11 de dezembro.

ZAP / Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.