Contrato secreto prevê criação de mais portagens

3

Florida Turnpike / Flickr

Os condutores portugueses arriscam-se a vir a pagar ainda mais portagens, devido a um novo contrato de concessão da Infraestruturas de Portugal, elaborado com o conhecimento do governo de Passos Coelho.

O “contrato preliminar de concessão” em causa é centrado na criação de novas formas de financiamento e permite a introdução de portagens em vias com perfil de auto-estrada que actualmente não são alvo de pagamento.

O cenário é descrito pela TVI, que teve acesso ao documento, onde se salienta nomeadamente que a A3 e a A4, no Porto, poderão passar a pagar portagens “já a partir do próximo Verão”.

O mesmo contrato determinará ainda que, não se aplicando portagens, os quilómetros abrangidos serão suportados pelo Orçamento de Estado.

“A intenção seria ainda a de manter o princípio das Parcerias Público-Privadas“, constata a TVI, frisando que o Estado assumiria assim “o pagamento do diferencial da receita face ao estimado no contrato com os privados”.

Segundo constará no contrato, as contas públicas suportariam os custos entre 2020 e 2099, enquanto que a empresa ficaria com as receitas.

Comentando estes dados, a Infraestruturas de Portugal salienta à TVI que “não comenta quaisquer documentos de trabalho internos com carácter preliminar negocial”.

Fonte do novo governo declarou à estação não ter qualquer conhecimento acerca desta matéria, que “não constava das pastas de transição”.

A Infraestruturas de Portugal foi criada por via da fusão da REFER com a Estradas de Portugal com o objectivo de viabilizar o futuro financeiro da empresa e iniciar o processo da sua privatização.

ZAP

14 COMENTÁRIOS

  1. “as contas públicas suportariam os custos entre 2020 e 2099, enquanto que a empresa ficaria com as receitas” ???????????????? WHAT????

  2. A pouco e pouco se vai sabendo das aldrabices e sacanagens que o anterior governo fez nas costas dos portugueses, pois ainda a procissão vai no adro. Por isso e que nao queriam largar a porca.

  3. Afim de se acabar com episódio destes dois palhaços (Portas e Passos) porque não terem esperado pelos mesmos, quando foram corridos do governo, e encostado os dois a uma parede e darem-lhe um tiro na nuca a cada um ?
    Porque o circo com palhaços destes já não tem graça nenhuma nem já nos faz rir ?

  4. Existem autoestradas no país que nem daqui a 300 anos estarão pagas com o pouco movimento que têm, quanto mais pressionarem no pagamento mais estarão ás moscas o mal foi fazerem-se obras sem dinheiro para as pagarem, não sei mesmo se a melhor opção agora a tomar não seria um imposto a todos os automobilistas há condição de não ser a matar pois todos estamos sobrecarregados com impostos e abrir as autoestradas com livre passagem para todos.

  5. Vai se pagar na A3 e A4!
    Mas então e actualmente não pago? Essa é boa. Se me querem dizer que vão aumentar, pode ser, agora escrever que não se paga na A3 e A4 é mentira.

  6. Tanto falavam das aldrabices do Sócrates e planeavam manter as PPP’s com “garantia bancária” do Estado, com prolongamento até 2099 (!!!)
    Para informar os leitores que não conhecem a realidade das portagens das A3 e A4, relembro que essas AE são integralmente pagas, com excepção da ligação da Maia ao Porto, que é como se em Lisboa se passasse a pagar o troço entre Alverca e o Parque das Nações…
    E digo mais: A A4 está a ser prolongada sobre o antigo percurso da IP4 e estão a ser cobradas portagens em percursos que até agora eram assegurados por uma IP, deixando os condutores sem alternativas.
    Só espero que este novo governo anule estes arranjinhos de bastidores da antiga “maioria”.

  7. Estranho… Na notícia nunca dizem quem fez esse contrato secreto… Portugal só corre elevados riscos de corrupção na área da defesa? Depois das impunidades nos negócios subaquáticos parece que as coisas continuam a correr sobre rodas…

  8. Na certa o nosso País também tem dois governos…. Um é o oficial, democraticamente eleito e que dá a cara. E depois existe o governo obscuro que realmente manda, e a quem o governo fachada tem de pagar tributo.

    Só assim é que é possivel explicar tamanha roubalheira….

  9. Lamentavelmente para todos nós, aqueles que á 40 anos se governam fingindo governar só o continuam a fazer porque aceitamos!! Tanto é Ladrão o que rouba como o que fica a olhar …

RESPONDER

Através do estudo de magnetizações remanescentes em antigos meteoritos, uma equipa do MIT determinou que a nebulosa solar - o vasto disco de gás e poeira que veio a formar o Sistema Solar - durou entre 3 e 4 milhões de anos

Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogénio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se …

-

Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente. Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para …

-

FC Porto vence Boavista e não larga Benfica

Um golo de Soares, aos sete minutos, deu hoje o triunfo ao FC Porto em casa do Boavista por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol que deixa os 'dragões' novamente …

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Jornal de Angola critica justiça portuguesa: "Tanta falta de vergonha"

O Jornal de Angola retomou este domingos as críticas a Portugal, afirmando que "custa ver tanta falta de vergonha", a propósito da divulgação pela comunicação social do processo na Justiça portuguesa envolvendo o vice-presidente angolano, …

Neil Fingleton, Mag the Mighty em Guerra dos Tronos

Morreu o homem mais alto do Reino Unido (e da Guerra dos Tronos)

Morreu este sábado, vítima de ataque cardíaco, o actor e basquetebolista britânico Neil Fingleton, o homem mais alto do Reino Unido. O malogrado actor Neil Fingleton, de 36 anos, desempenhava vários papéis na série 'Guerra dos Tronos', …

O 'coração' de Marte

NASA publica foto inédita do coração de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho. De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do …

O actor Bill Paxton

Actor Bill Paxton morre após cirurgia

O ator norte-americano Bill Paxton, conhecido pela sua participação em filmes como "Aliens" ou "Titanic", morreu no sábado, aos 61 anos, na sequência de complicações após uma cirurgia, divulgou hoje a imprensa norte-americana. Citado pela revista …

-

O “telefone mais destrutivo da história” é falso

O director do Museu de Comunicações de Frankfurt aponta discrepâncias quanto ao suposto telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, recentemente vendido por 239 mil euros em leilão - …

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio

Núncio "confessou responsabilidade" (e o país "deve-lhe muito")

O PCP considerou hoje que a "confissão" do ex-secretário de Estado Paulo Núncio no caso das transferências para 'offshore' responsabiliza não só o CDS, mas também o PSD e o anterior Governo. O antigo secretário de …

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

Criador do smartphone de 3 euros foi preso por fraude

Mais uma vez se comprova que quando as coisas parecem boas demais para serem verdade... quase sempre o são: e o smartphone de 3.29 euros que nunca se veio a concretizar não é excepção. Há um …