/

Consumo não crescia tão pouco desde 2013 (e dívida publica aumentou 800 milhões)

7

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Desde o quarto trimestre de 2013 que o consumo das famílias não crescia a um ritmo tão baixo como o registado entre abril e junho deste ano. A dívida pública portuguesa, por seu turno, ficou em julho no 240,9 milhões de euros – mais 800 milhões do que no mês anterior.

Depois de um crescimento claro nos primeiros três meses do ano, o consumo privado desacelerou fortemente no segundo trimestre de 2016.

Segundo os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, o indicador de consumo das famílias avançou apenas 1,7%, depois de aumentado 2,6%.

Estes 1,7%, conta o Jornal de negócios, são o valor mais baixo em quase três anos.

Segundo explica o INE, esta evolução “deveu-se sobretudo à desaceleração do consumo privado em bens não duradouros e serviços que passou de uma variação homóloga de 1,7% no trimestre anterior para 1,0%”.

Esta desaceleração do consumo é dos principais motivos do crescimento decepcionante do PIB no segundo trimestre, de apenas 0,9% depois de ter sido revisto em alta.

Dívida pública aumenta 800 milhões

A dívida pública portuguesa cresceu 800 milhões de euros em julho para um total de 240,9 mil milhões de euros, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

Há um ano, em julho de 2015, a dívida pública encontrava-se em 228,8 mil milhões de euros.

Segundo o Banco de Portugal, o crescimento da dívida “foi acompanhado por uma redução dos ativos em depósitos (1,5 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 2,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, ascendendo a 224,3 mil milhões de euros”.

O actual valor da dívida pública representa agora 131,9% do Produto Interno Bruto nacional.

ZAP / Lusa

7 Comments

  1. Está visto. A fórmula de sucesso está aí e os resultados não podiam ser melhores. Carrega Costa que esta merda qualquer dia fecha.

  2. Atenção pelas vossas noticias: Divida publica em Julho de 2015 228,8 mil milhões
    Divida publica em Agosto de 2016 240,9
    A divida publica aumentou 12,1 mil milhões de euros e não os 800 milhões anunciados .
    Penso que o POVO PORTUGUES tem de acabar de uma vez por todas com os partidos que mais não são que promessas enganadoras. Temos de pensar de uma vez por todas em GENTE que nos governe por amor a camisola e não estes trapaceiros que mais não são que gatunos e imbecis incompetentes
    Explºs. Armando Vara e Socrates CGD
    Ricardo Salgado BES
    Oliveira e Costa BPN
    Baba PT
    Granadeiro PT
    Etc. Etc. ( Poderia escrever a tarde toda ) Acordem Portugueses e vamos para a Rua , pois caso contrario o que temos mais proximo é a BANCA ROTA . Venham para a Rua e deixem de ter memoria curta .

    • Caro Santos Silva,
      Conforme referimos no texto da notícia, a dívida pública subiu 12,1 mil milhões de julho de 2015 para agosto de 2016 e subiu 800 milhões em julho de 2016.

      • Caro ZAP, em lado nenhum do texto se refere o aumento de 12,1 mil milhões que agora referem na v/ resposta; quem quiser chegar a esse nº, que faça as contas sozinho!… Por favor, leiam o que escrevem!
        Pelo contrário, o título da notícia fala dum aumento de “apenas” 800 milhões sem dizer que se refere apenas a 1 mês, minimizando o que aconteceu durante o ano. Não é uma meia-verdade: é 1/12 da verdade.

  3. Não tardarão aqui a aparecer os comentadores de esquerda indignados contra o ZAP considerando-o reacionário e inventor de números, no entanto vamos aguardando pelos milagres prometidos mas na minha opinião pela parte que toca ao consumo que era um dos cavalos de batalha do senhor Costa creio que a resposta é simples, os aumentos de salário ou pensões que houve foram pequenos e não poderiam ser doutra maneira maiores devido ás condições em que se encontra o país mas sempre na ilusória intenção de adoçar a boca aos menos esclarecidos, mas por outro lado os impostos aumentaram para cobrir essas despesas, ora as pessoas ao irem às compras encontram as coisas mais caras que o magro aumento salarial não consegue cobrir e mais artimanhas destas deverão estar preparadas para breve enganando assim os mais desprevenidos.

  4. E tá dito, tá dito, que isto é que é sabedoria, dizem alguns “inteligentes” aqui.
    Vamos lá ver se no fim das contas todas ainda não vai ter de engolir o sapo. O presidente da republica, que é de direita como sabemos, sabe mais do que alguns pamonhas aqui e diz que acredita no valor de 2,5%. Há iluminados aqui que acham que sabem mais ou tem mais informacao do que o PR.

  5. Esta notícia deve ser da “reacção”…
    O que tenho ouvido do esperto Galamba é exactamente o contrário.
    E ninguém diga que o Galamba não é o mais esperto dos deputados do parlamento…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.