/

Conservadores vencem no Reino Unido e ficam a apenas 10 lugares da maioria

UK DFID / Wikimedia

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

Os Conservadores, liderados pelo primeiro-ministro David Cameron, deverão ser o partido mais votado nas eleições legislativas de hoje no Reino Unido, segundo uma sondagem divulgada à boca das urnas.

A sondagem, divulgada pelas estações de televisão BBC e Sky News, atribui 316 lugares aos Conservadores e 239 aos Trabalhistas, enquanto em terceiro lugar vem o Partido Nacionalista Escocês (SNP), com 58 eleitos.

Os Liberais Democratas elegem 10 deputados e o eurocético Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP), liderado por Nigel Farage, obtém 2 lugares.

A confirmarem-se estes resultados, os ‘Tories’ ficam a apenas 10 lugares da maioria absoluta, permitindo ao primeiro-ministro David Cameron exercer um segundo mandato no número 10 de Downing Street, residência oficial do chefe de governo.

A projecção das duas estações de televisão britânicas permite antecipar a reedição da coligação de governo, com os parceiros Liberais Democratas, de Nick Clegg, que deverá eleger 10 deputados, a garantir os lugares que faltam para uma maioria na Câmara dos Comuns.

A sondagem mostra o SNP a protagonizar uma “vitória histórica”, passando dos anteriores 6 lugares para 58.

O eurocético UKIP, que baseou a sua campanha eleitoral em duas premissas: saída da União Europeia e contra a imigração, elege apenas dois deputados.

A votação, em que estavam inscritos cerca de 45 milhões de eleitores, decorreu durante 15 horas, entre as 7 e as 22 horas (mesma hora em Lisboa), em 650 circunscrições eleitorais, com cada circunscrição a eleger um deputado à Câmara dos Comuns.

/Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.