//

Conselho Geral Independente propõe destituição da administração da RTP

kishjar / Flickr

-

O Conselho Geral Independente (CGI) “acaba de propor ao Estado, enquanto acionista da RTP, que, em Assembleia Geral convocada para o efeito, proceda à destituição do Conselho de Administração” da empresa, anunciou esta quarta-feira o órgão supervisor.

O Governo, “enquanto titular da posição acionista do Estado, atuará em conformidade com a proposta” do Conselho Geral Independente (CGI), que propôs a destituição da administração da RTP, segundo um comunicado do gabinete do ministro-adjunto, Miguel Poiares Maduro.

O CGI anunciou esta semana o chumbo do plano estratégico, acusando a administração de ter violado o princípio da lealdade institucional e dever de colaboração com o órgão supervisor por não ter informado sobre os direitos da Liga dos Campeões de futebol.

Na equência deste chumbo, os diretores da rádio e televisão da RTP enviaram esta terça-feira um pedido de esclarecimento ao regulador ERC sobre uma eventual violação da sua autonomia editorial e qual o papel do CGI em termos de conteúdos. “É um pedido de esclarecimento sobre aquilo que pode consubstanciar uma eventual violação da autonomia editorial” dos diretores da RTP, disse à Lusa uma fonte da empresa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.