/

Representantes do Parlamento no Conselho de Estado já foram eleitos

O Parlamento elegeu esta sexta-feira os cinco representantes para ocupar o Conselho de Estado, com três elementos da esquerda e apenas dois de direita.

Tal como era esperado, Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Francisco Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS) foram os eleitos para ocupar o Conselho de Estado, avança o Diário de Notícias.

Com três elementos da esquerda e apenas duas figuras da direita, o órgão de consulta do Presidente da República reflete assim as novas forças que agora se concentram no poder.

A votação decorreu na sala D. Maria II da Assembleia da República e os resultados foram apurados com base no método de Hondt. A lista de esquerda registou 116 votos contra os 104 da direita, acrescentando-se ainda cinco votos brancos e um nulo.

Ao contrário de Pinto Balsemão, todos os outros eleitos vão ter a sua estreia neste órgão consultivo que também é constituído pelo primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais dos Açores e da Madeira, os antigos presidentes da República e cinco cidadãos escolhidos pelo chefe do Estado.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.