//

Conferência no Dragão muda de local porque FC Porto recusa entrada de Rui Rio

10

presidencia.pt

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

A SAD do FC Porto cancelou, esta segunda-feira, a realização de uma conferência no pavilhão Dragão-Caixa quando percebeu que Rui Rio era um dos convidados.

A SIC Notícias informou em comunicado que “o pavilhão Dragão-Caixa tinha sido reservado há meses para a realização da grande conferência anual da SIC Notícias e da Caixa Geral de Depósitos”, mas que esta segunda-feira, na véspera da emissão do programa, “os responsáveis da Porto Comercial SAD informaram no local que Rui Rio não podia entrar naquelas instalações“.

O ex-presidente da Câmara do Porto é convidado do programa de debate político “Quadratura do Círculo”, que será emitido em direto esta terça-feira de manhã no âmbito da conferência “Portugal 2016 – O Futuro do País e das Empresas”, a primeira de um ciclo que marca os 15 anos da SIC Notícias.

O programa da conferência contempla a emissão em directo de vários programas da SIC Notícias, incluindo o “Quadratura do Círculo”, onde Rui Rio iria substituir José Pacheco Pereira ao lado de António Lobo Xavier e Jorge Coelho.

No documento lê-se ainda que “a direção da SIC Notícias considera esta proibição uma interferência abusiva na sua linha editorial. E, por óbvios motivos éticos, de independência e de transparência para com os telespectadores, recusou liminarmente a imposição, tendo decidido manter a conferência e todos os convidados, mudando apenas o local.”

O local da conferência foi mudado para a Alfândega do Porto, tendo a conferência sido iniciada às 9h da manhã, terminando com uma intervenção do ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques.

Atitude do FC Porto foi “episódio lamentável”

Em declarações à agência Lusa, citada pelo DN, o antigo autarca da Câmara do Porto considerou que esta atitude “é um episódio lamentável” e congratulou a decisão da SIC Notícias por ter mudado o local da conferência.

“Eu teria agido da mesma maneira que a SIC agiu”, afirmou, acrescentando que “há coisas que já se passaram há muitos anos”.

Também Lobo Xavier, um dos convidados a participar na conferência, criticou a posição do FC Porto e diz ser uma “situação ridícula nos tempos que correm”.

Para o advogado e político, esta é uma “espécie de perseguição focada numa figura que obviamente não morria de amores” pelo clube.

“Os espaços não são das direções dos clubes, são dos sócios, dos acionistas, dos fãs. Fiquei triste”, concluiu.

Já Jorge Coelho, o outro convidado, preferiu não fazer comentários, dizendo apenas que se trata de “um acontecimento do século passado”.

ZAP

10 Comments

  1. Na verdade, por vezes, neste país, quem tenta ser vertical, coerente e não deixar vender a sua consciência, é logo vexado e humilhado. Rui Rio é político e foi presidente da Câmara do Porto. No exercício das suas funções públicas, sempre teve a ética e a coragem de “separar as águas”, ou seja, dar ao futebol o que é do futebol e dar à política o que é da política. Houvesse muita gente assim e não haveria tanta promiscuidade na sociedade…

    • Quando Rio era presidente da camara, houve alturas em que o FCP foi uma das melhores bandeiras da cidade, no estrangeiro. A atitude que entao o Rui Rio teve nessa epoca será ser vertical, coerente e consciente?

  2. apesar de lamentar que aconteçam situações destas, penso que a separação da politica e do futebol é biunívoca ou seja tem dois sentidos. Se o Presidente da Camara do Porto (Dr.. Rui Rio) tivesse recebido o FC Porto, instituição, na Camara Municipal do Porto como devia, quando festejou o seu titulo de campeão nacional, nada disto teria acontecido.
    Quem violou este principio foi o Dr. Rui Rio e agora foi agraciado com o mesmo tratamento.
    Quem com ferros mata….

  3. Os arruaceiros parolos do costume… dignidade zero, educação zero, inteligência: menos infinito.
    Em lugar de dar uma bofetada de luva branca comportaram-se como o que são desde sempre e serão para sempre: arruaceiros parolos.

  4. Se é do século passado ou do futuro !!!!!!!!!!!!!!! Acho muito bem, esse homem é uma pessoa não grata nas hostes portistas, e fez muito mal ao F.C. do Porto, por isso acho muito bem não ter entrada nas instalações do clube, que tanto espezinhou e ignorou, e denegriu o F.C. do Porto, quando deveria ter uma enorme satisfação de ter na sua cidade um clube que tanto dignificou e dignifica, tanto a cidade do Porto, como de Portugal… Quanto a serem parolos e falta de dignidade, isso já são comentários de pessoas frustradas e que coitados, são uns tristes. Estou totalmente de acordo com a reção da direção do F.C. do Porto, as pessoas não gratas ao clube e que tanto o prejudicaram, deverão ser tratadas assim. Como diz atrás outro leitor.. Quem com ferros mata ,com ferros deve morrer. O seu a seu dono.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.