//

Condenado o primeiro pedófilo apanhado em armadilha com menina virtual

bbc

Um australiano tornou-se esta terça-feira o primeiro homem condenado por pedofilia apanhado numa operação que usou uma armadilha virtual, em que um funcionário de uma organização de caridade se fez passar por uma menina de dez anos das Filipinas.

Scott Robert Hansen, o australiano acusado, é um criminoso sexual já registado na polícia. O homem admitiu a culpa por três crimes durante uma audiência no Tribunal Distrital de Brisbane, no leste do país.

Hansen admitiu o envio de fotos obscenas dele para a menina virtual, de nome Sweetie, e posse de imagens de abuso sexual infantil no seu computador. No fim, Hansen reconheceu ter desobedecido às ordens estabelecidas pelas autoridades para criminosos sexuais como ele.BBC

O australiano foi condenado a dois anos de prisão com suspensão dos efeitos da sentença – ou seja, só deverá ser preso se cometer algum crime no período da condenação.

Além de Hansen, também foram divulgados dados de mil homens que entraram em contato com a criança falsa. Os detalhes destas pessoas foram enviados para a polícia de 71 países.

Estes homens tinham ofereceram a Sweetie dinheiro para que ela realizasse atos sexuais em frente à webcam.

Dialógos

Nos registos das conversas entre Hansen e Sweetie a que a BBC teve acesso, Hansen pergunta se Sweetie era realmente uma criança e se já tinha visto um homem nu.

As respostas eram dadas por uma pessoa que se fazia passar pela menina.

O australiano chegou a realizar um ato sexual à frente da webcam a acreditar que estava a ser visto por uma menina de nove anos.

A Justiça australiana afirmou que o fato de Sweetie não ser real é irrelevante para a condenação de Hansen, uma vez que “se acredita que era uma menina de nove anos, então a lei” precisa ser cumprida.

O chefe da operação – realizada pela ONG holandesa Terre des Hommes -, Hans Guyt, afirmou que ele e os colegas sempre esperaram que a informação que eles obtiveram pudesse ser usada por polícias do mundo para capturar criminosos.

E acrescentou que a polícia precisa de ser mais proativa, pois a única forma “de encontrar estas pessoas é patrulhar a internet”.

Uma equipa de quatro investigadores da ONG trabalhou no projeto durante dez semanas em 2013, fazendo-se passar por meninas filipinas em salas de chat na web.

Em algumas ocasiões eles até usavam um avatar computadorizado, que mostraram aos homens pela webcam.

Pesadelos

A BBC conversou com um dos operadores do programa que tiveram contato direto com os pedófilos. Ele pediu que seu nome não fosse divulgado.

Terre des Hommes

Sweetie, a menina virtual criada pela Terre des Hommes para apanhar pedófilos (foto: divulgação / Terre des Hommes)

Sweetie, a menina virtual criada pela Terre des Hommes para apanhar pedófilos (foto: divulgação / Terre des Hommes)

“Alguns dos homens com quem interagimos deram-me pesadelos, literalmente”, disse.

O operador ouvido pela BBC conversou com Scott Hansen.

“Ele era muito direto, a certa altura chegou a pedir para envolver a irmã de oito anos fictícia. Foi muito difícil dormir à noite depois de falar com alguém como Hansen”, afirmou.

O operador está orgulhoso de ter participado de alguma forma na condenação de Hansen, mas gostaria que mais pedófilos fossem condenados.

Durante o período em que o projeto funcionou, dezenas de milhares de homens entraram em contato com a equipa da Terre des Hommes.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.