/

Companhias aéreas renitentes em voltar a sobrevoar Israel

reflexiste / Flickr

As agências de aviação dos EUA (FAA) e da União Europeia (AESA) levantaram a interdição de voar de e para Israel, mas algumas companhias, como Air France e Lufthansa, mantêm os seus voos suspensos.

As norte-americanas Delta, United e US Airways, bem como a Air Canada, anunciaram esta quinta-feira o reinício dos seus voos para o aeroporto Ben-Gourion, em Telavive.

“Tivemos consultas intensas com o Governo norte-americano, bem como com o nosso pessoal no terreno em Telavive (…) e consideramos que é seguro viajar“, declarou um porta-voz da United.

A FAA alertou, em todo o caso, para “a situação muito instável” no local e a AESA apelou às transportadoras para que “vigiem estreitamente os riscos relativos à segurança dos voos”.

As europeias Iberia, Vueling, Alitalia, SAS, EasyJet e Turkish Airlines anunciaram que iam retomar os seus voos, à semelhança da das duas principais transportadoras russas, Aeroflot e Transaero.

A British Airways nunca suspendeu a ligação aérea, tal como a checa Czech Airlines.

Voos congelados

Porém, há várias empresas europeias que mantêm os seus voos de e para Israel congelados, como Air France, Lufthansa e Swiss.

A Air France anunciou ontem que mantinha a suspensão dos voos “até nova ordem” e a Lufthansa estendeu por 24 horas a anulação dos seus voos, depois de a Air Berlin, a segunda transportadora alemã, ter prolongado na quarta-feira em 24 horas a suspensão dos seus voos para Telavive.

A Austrian Airlines decidiu esta quinta-feira à noite prolongar em 24 horas a anulação das duas ligações diárias entre Viena e Telavive.

Das transportadoras nórdicas, o único voo da Norwegian, previsto para a manhã de quinta-feira, entre Estocolmo e Telavive, foi anulado. O voo Copenhagua/Telavive, previsto para sexta-feira, mantém-se, mas a empresa espera ver como a situação vai evoluir.

A Finnair não tem voos previstos para Telavive e ainda não decidiu se vai fazer o que está marcado para a noite de sexta-feira.

A empresa polaca LOT cancelou os seus voos para Israel até segunda-feira, à semelhança da húngara Wizzair, que viaja para Israel a partir de Vilnius, na Lituânia. A empresa letã airBaltic também tem os voos suspensos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.