Companhias aéreas pedem ao Governo para travar aumentos das taxas aeroportuárias

As taxas aeroportuárias vão aumentar 22 cêntimos por passageiro no aeroporto de Lisboa e 15 cêntimos no aeroporto de Faro em 2017, sendo as subidas mais significativas na rede de aeroportos nacionais geridos pela ANA.

De acordo com o tarifário para 2017, o aumento da receita regulada por passageiro terminal é de 16 cêntimos na rede ANA, sendo de 22 cêntimos em Lisboa, 15 cêntimos em Faro, 11 cêntimos no Porto e 10 cêntimos nos Açores, ficando inalteradas as taxas nos aeroportos da Madeira e no Terminal Civil de Beja.

“As variações absolutas propostas não constituem uma variação tarifária excessiva e, igualmente importante, não comprometem a atividade dos aeroportos da rede ANA nem a respetiva competitividade tarifária”, defende a ANA – Aeroportos de Portugal no documento publicado no seu site.

Segundo a empresa liderada por Ponce de Leão, que desde 2013 está nas mãos do grupo francês Vinci, a variação do conjunto das taxas reguladas da ANA traduz-se num aumento médio de 1,69% em 2017.

As taxas propostas fixadas para Lisboa, Porto e Faro para o próximo ano têm carácter provisório, uma vez que assentam em previsões de tráfego, sendo “suscetíveis de eventual correção em função do valor real do tráfego que for apurado para 2017”.

Perante a nova decisão da ANA, as companhias aéreas já apelaram ao Governo que trave estes aumentos. Em declarações à TSF, o presidente da Associação das Companhias Aéreas em Portugal (RENA), Paulo Geisler, afirma que é preciso alterar a cláusula do contrato com a Vinci, uma vez que “prevê um aumento das taxas conforme o crescimento do número de passageiros”.

A RENA vai pedir uma reunião ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas e já enviou uma reclamação à Autoridade Nacional de Aviação Civil, que tem agora quatro meses para responder.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.