/

Como prometido, João Soares demite o presidente do CCB

Michał Koziczyński / Wikimedia

O ministro da Cultura, João Soares

O ministro da Cultura, João Soares, demitiu esta segunda-feira o presidente do Centro Cultural de Belém, António Lamas, e nomeou o historiador Elísio Summavielle para o substituir.

“O ministro da Cultura João Soares recebeu esta segunda-feira no seu gabinete o professor António Lamas, a quem entregou cópia do despacho da sua exoneração do cargo de presidente do Centro Cultural de Belém”, refere o Ministério da Cultura em comunicado divulgado à imprensa.

“O novo presidente do Centro Cultural de Belém será o Dr. Elísio Summavielle”, acrescenta o comunicado.

Na sexta-feira, João Soares tinha afirmado em conversa com alguns deputados que, esta segunda-feira, iria demitir o presidente do CCB.

“Eu acho que o presidente do CCB tem de sair”, confidenciou João Soares nos corredores do Parlamento, “e se não sair, eu, na segunda-feira, seguramente o demitirei, usando os instrumentos legais de que disponho”.

Em causa, nesta discordância entre António Lamas e João Soares, está o projeto de gestão integrada do chamado “eixo Belém-Ajuda”, cuja estrutura de missão foi extinta na semana passada, em Conselho de Ministros.

João Soares diz não ter “a menor das hostilidades do ponto de vista pessoal” com António Lamas, que foi nomeado presidente do CCB em 2014, mas lamentou a sua “gestão pouco prudente”, dando como exemplo que “os seis milhões de euros das reservas do CCB gastos nos últimos tempos”.

O novo presidente do CCB, o historiador Elísio Summavielle foi secretário de Estado da Cultura no Governo de José Sócrates e diretor-geral do Património Cultural no executivo de Pedro Passos Coelho.

Em fevereiro de 2012, foi nomeado diretor-geral do Património Cultural, sendo secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas, cargo do qual se demitiu a 05 de novembro desse ano, após a saída do detentor da pasta.

Militante do PS, Elísio Summavielle tem 59 anos, nasceu em Lisboa e é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com especialização em História da Arte.

Atualmente, exercia as funções de adjunto do gabinete de João Soares.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.