Como conseguir um aumento de salário em 47 segundos

1

Be a man / Kommunal

A campanha "Be a man" desafia as mulheres a serem homens por um dia em nome de salários iguais

A campanha “Be a man” desafia as mulheres a serem homens por um dia em nome de salários iguais

Quem consegue um aumento mais facilmente, um homem ou uma mulher? A desigualdade salarial entre os dois sexos é um tema que tem dado que falar. Mas um sindicato da Suécia propõe uma solução radical para as mulheres: tornarem-se homens por um dia.

Annelie Nordström, a presidente do maior sindicato da Suécia, o Kommunal, é a protagonista de um vídeo – Como conseguir um aumento em 47 segundos – no qual se transforma num homem, da roupa ao cabelo.

Porquê? Porque “ser um homem” é a forma mais fácil de conseguir um salário melhor.

O resultado é surpreendente:

O Kommunal convida também as mulheres de todo o mundo a fazer uma “mudança temporária de sexo” no Dia da Mulher, 8 de março.

Não é preciso fazer de conta que é carnaval: basta ir ao site www.BEaMAN.se, criar a sua versão masculina (com profissões “masculinas”, claro) e partilhá-la nas redes sociais.

A ação tem berço no quarto país com mais igualdade de salários, onde as mulheres ganham como se trabalhassem uma hora a menos do que os homens.

No entanto, mesmo na Suécia, a diferença entre rendimentos tem-se mantido estável nos últimos 30 anos, o que significa que ainda faltarão cerca de 100 anos para que homens e mulheres atinjam salários iguais.

Esta não foi a primeira campanha a favor de igualdade de salários com um toque de humor.

Em 2011, na Bélgica, a campanha Equal Payday vestiu um grupo de “senhoras experientes” ao estilo do “Satisfaction”, do DJ italiano Benny Benassi,  para mostrar que a diferença entre salários faz com que as mulheres tenham que trabalhar mais tempo para terem reformas iguais às dos maridos.

Conclusão: Seja um homem!

ZAP / Kommunal

1 Comment

  1. Para trabalho igual salário igual é um lema justo que deve aplicar-se não só às questões de género, mas em todo o mundo do trabalho. É uma forma de combater o precariado ou as assimetrias salariais excessivas que existem dentro das carreiras profissionais. Por trabalho igual, é justo exigir-se salário SEMPRE igual.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.