/

Comité Olímpico decide não banir Rússia do Rio 2016

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou este domingo que não vai tomar a decisão de excluir todos os atletas russos dos Jogos Olímpicos, que acontecem no Rio de Janeiro durante o mês de agosto.

Depois do atletismo russo ter sido esta semana banido dos Jogos Olímpicos, esperava-se um veredicto do Comité Olímpico Internacional sobre a possibilidade de alargar o castigo a todas as modalidades russas.

Este domingo, o COI anunciou que não vai tomar nenhuma decisão sobre o assunto e vai delegar essa mesma tarefa nas federações internacionais de cada uma das modalidades.

Segundo o comunicado, citado pela BBC, a decisão “guiou-se pela regra fundamental (…) de proteger os atletas limpos e a integridade do desporto”.

Além disso, a 12 dias da abertura do evento, que acontece no Rio de Janeiro, no Brasil, o órgão nota que não tem “tempo suficiente para realizar audiências com os atletas, autoridades e organizações afetadas”.

Apesar de ter conseguido escapar a uma suspensão total, a delegação russa vai ser submetida a critérios anti-doping mais rigorosos e os atletas que já tenham sido apanhados em exames anteriores, mesmo que já tenham cumprido castigo, estão excluídos.

Garantida é a ausência de Yuliya Stepanova, a corredora de 800 metros russa que iria competir como atleta neutra.

Stepanova foi uma das responsáveis por expôr o esquema de doping sistemático no atletismo russo e foi também uma das atletas nas quais ficou provado o uso de substâncias não permitidas na competição.

Segundo o jornal Público, a única atleta russa que vai participar no atletismo olímpico é a saltadora Darya Klishina, que vai estar sob bandeira neutra, na prova do salto em comprimento, porque reside e treina fora da Rússia.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.