/

Comissão Europeia propõe assistência financeira de mil milhões à Ucrânia

2

snamess / Flickr

-

A Comissão Europeia propôs hoje uma nova assistência macrofinanceira à Ucrânia de mil milhões de euros, no quadro do pacote de ajuda a Kiev aprovado pelos líderes da União Europeia na cimeira extraordinária de 06 de março passado.

O executivo comunitário liderado por José Manuel Durão Barroso espera que esta assistência financeira, em empréstimos de médio prazo, seja formalmente aprovada pelo Conselho (Estados-membros) “nas próximas semanas”, e indica que visa apoiar economicamente a Ucrânia, num contexto em que a situação orçamental e a balança de pagamentos do país, já frágil, está a deteriorar-se rapidamente devido à atual crise.

Esta assistência — um instrumento extraordinário da UE de resposta à crise destinado a parceiros de vizinhança da União que experimenta problemas graves de balança de pagamentos – é concebida, designadamente, “para ajudar a Ucrânia a cobrir parte das suas necessidades urgentes de financiamento externo, no contexto do programa de estabilização e reformas que está a ser preparado com a ajuda do Fundo Monetário Internacional”.

“É do interesse essencial da Ucrânia e da União Europeia manter a paz e a estabilidade financeira e política no nosso continente. Esta ajuda financeira irá ajudar a estabilizar a situação financeira debilitada na Ucrânia, e, como tal, será uma parte vital para alcançar uma solução para a crise”, comentou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.

A Comissão especifica que o desembolso da assistência será condicionada à implementação bem sucedida de um acordo financeiro que as autoridades ucranianas deverão concluir com o FMI, e a condições específicas de política económica que serão acordadas entre Bruxelas e Kiev.

/Lusa

2 Comments

  1. UMA VERGONHA, COMPARADO COM ISTO OS CASOS BPN/BPP são uma migalha e
    o Jardim Gonçalves até acaba por ser um benemérito das artes

  2. Com esse empréstimo começa a escravização da Ucrânia pela Europa. O Brasil recorria ao FMI que ditava as normas e regras de exploração dos brasileiros pelos Estados Unidos e Europa. O Brasil conseguiu ficar livre dos predadores dos Estados Unidos e Europa quando LULA foi presidente do Brasil. O que o Brasil deu de dinheiro como pagamento pela dívida dava para pagar a dívida diversas vezes. O FMI é uma instituição do demônio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.