/

Comissão Europeia dá nota negativa aos transportes em Portugal

Mr MPD / Flickr

-

A Comissão Europeia publicou esta quinta-feira o primeiro painel de avaliação sobre os transportes na União Europeia e em que Portugal é um dos 14 países com classificação global negativa.

No painel de avaliação – que abrange todo o tipo de transporte -, Portugal recebe uma classificação global de -3, numa tabela liderada pela Holanda (11 pontos) e Alemanha (10 pontos) e com a Grécia, Bulgária e Polónia a receberem as piores notas globais (-6).

Bruxelas comparou o desempenho dos 28 Estados-membros em 22 categorias relacionadas com os transportes, destacando Portugal pela boa pontuação no impacto ambiental do transporte rodoviário, com 117,6 pontos (a média da UE é 132,2), mas também, por outro lado, por estar entre os países com maior número de casos de infrações pendentes.

“O novo painel constitui um instrumento fantástico para visualizar o ponto em que estamos no caminho a seguir para tornar os nossos sistemas de transporte mais eficientes, mais orientados para o cliente, mais seguros e menos poluentes”, disse o comissário europeu para o setor dos Transportes, o estoniano Siim Kallas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.