/

Começou a votação que pode destituir Dilma. O SIM lidera.

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados Foto: Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados

Votação do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados

Votação do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados do Brasil começou a votar o pedido de impugnação do mandato presidencial de Dilma Rousseff, depois de mais de três horas de intervenções dos parlamentares.

Os 513 parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados iniciaram a sessão que vai decidir a abertura ou não do processo de impeachment da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

A votação segue a ordem geográfica dos estados brasileiros, alternando os estados do norte com os do sul. Cada deputado anuncia individualmente o seu voto, com uma sucinta declaração verbal.

Para ser aprovado, o pedido de impugnação precisa do apoio de dois terços dos deputados – 342 parlamentares – e para ser bloqueado são necessários 172 votos.

Caso seja aprovado, o processo de impeachment passa então para o Senado do Brasil, precisando nesta câmara de uma maioria simples dos 80 senadores para ser aprovado.

Os parlamentares de Roraima foram os primeiros a anunciar, de viva voz, os seus votos, tendo sido seguidos pelos deputados do Rio Grande do Sul.

Seguem-se os votos de Santa Catarina, Amapá, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Goiás, Distrito Federal, Acre, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.

Em cada estado, a chamada de deputados é feita por ordem alfabética.

Às 00h30 de Lisboa (21h30 no Brasil), o SIM ao impeachment lidera, com 223 votos a favor, 71 contra e 4 abstenções. A votação deverá estar concluída às 2h desta madrugada, 22h no Brasil.

Assista abaixo ao vivo ao decorrer das votações, e saiba aqui o resultado da votação neste momento e como votou cada deputado.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.