/

Colisão entre aviões evitada no último instante em Barcelona

 

Um Boeing 767 da companhia russa UTAir e um Airbus A340 das Aerolineas Argentinas estiveram a poucos segundos de colidir, naquele que poderia ter sido um desastre de grandes proporções no aeroporto de Barcelona, em Espanha.

O incidente ocorreu na manhã deste sábado, quando um  Boeing 767-300, proveniente de Moscovo, fazia a sua aproximação à pista 02 do Aeroporto del Prat, em Barcelona, na mesma altura em que um Airbus A340-300 atravessava a pista em manobras de descolagem com direcção a Buenos Aires.

Um vídeo amador captou o momento em que o Boeing, nos instantes finais da manobra de aproximação à pista, altera subitamente a sua rota para evitar a colisão, quando os pilotos russos vêem o Airbus atravessar a pista à sua frente, e abortam a aterragem.

A arrojada manobra dos pilotos do Boeing poderá ter evitado uma catástrofe e salvo a vida a centenas de passageiros das duas aeronaves.

O vídeo amador foi captado e colocado no YouTube por Miguel Ángel, o utilzador Barcelona-El Prat In’tl.

Angel, que se encontrava próximo da pista no momento, comentou online que ver o incidente desenrolar-se perante os seus olhos foi “um dos piores momentos da minha vida”.

“A certa altura pensei mesmo que a vida dos passageiros, e até a minha vida, estavam em sério perigo“, diz o planespotter.

Após o incidente, o Boeing  fez nova manobra de aproximação e aterrou em segurança na mesma pista.

O Airbus prosseguiu a sua manobra, tendo levantado vôo com sucesso em direcção a Buenos Aires.

Segundo a autoridade espanhola dos aeroportos, AENA, citada pelo diário espanhol ABC, os pilotos não reportaram nenhum incidente à torre de controlo, e a manobra captada no vídeo, denominada “motor e o ar“, é a “reacção habitual de um piloto quando vê algo estranho na pista no momento da aterragem”.

A AENA garante ainda que havia espaço suficiente e que a aeronave proveniente de Moscovo poderia na realidade ter aterrado sem problemas.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.