CMVM averigua cerca de 80 investidores que venderam ações do BES

1

Ahmad Nawawi / Flickr

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, disse esta terça-feira no Parlamento que foram abertos processos de investigação preliminares “a cerca de 80 investidores que realizaram vendas expressivas” de ações do BES.

A ser ouvido desde cerca das 9h na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), naquela que é a sua segunda presença perante os deputados, Carlos Tavares abordou a última semana do BES em bolsa, antes da aplicação da medida de resolução.

“Foram identificados praticamente todos os comitentes das operações realizadas”, vincou, acrescentando que “foram abertos processos de averiguações preliminares a cerca de 80 investidores que realizaram vendas expressivas de ações ou instrumentos relacionados”.

De acordo com o responsável, as averiguações prendem-se com investidores institucionais, maioritariamente estrangeiros, particulares, sobretudo portugueses, pessoas com ligação ao BES e sociedades offshore.

“A análise incidiu também sobre ações da Espírito Santo Financial Group (ESFG), tendo-se registado também a abertura de processos de investigação preliminares”, assinalou ainda Carlos Tavares.

Em causa poderá estar acesso a informação privilegiada que terá motivado vendas em grande volume de ações do BES e da ESFG.

No que refere a conclusões preliminares, o presidente da CMVM reconheceu que “não se pode excluir a possibilidade de haver lugar a algumas participações ao Ministério Público”.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro. Esta terça-feira, para além de Carlos Tavares, será ainda ouvido o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na quarta-feira.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo “apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades”.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.