/

Cirurgia milagrosa salva bebé vítima de decapitação interna

Um bebé de 16 meses foi vítima do que os médicos chamam decapitação interna, tendo ficado com a cabeça separada da coluna após um acidente de viação. Graças a uma cirurgia “milagrosa” de seis horas, a criança está bem e vai ter uma vida normal.

O pequeno Jackson Taylor, de 16 meses, viajava no carro com a mãe e com a irmã de 9 anos quando a viatura colidiu com outro carro.

A força do embate foi tal que separou a cabeça do menino da coluna vertebral na zona do pescoço.

Esta ocorrênica é o a que os médicos chamam de “decapitação interna”.

Numa operação de seis horas, os cirurgiões do Hospital de Brisbane, na Austrália, conseguiram ligar de novo a cabeça à espinal medula.

Os médicos agregaram um dispositivo em torno do crânio de Jackson, mantendo-o completamente quieto enquanto ligavam as suas vértebras com um pequeno fio.

Depois, retiraram uma parte de costela do menino para agrafar e unir as vértebras.

Rylea Taylor, a mãe do menino, fala de “um milagre” e o cirurgião que liderou a equipa que fez a operação, Geoff Askin, concorda, salientando que é um caso único.

“Em primeiro lugar, muitas crianças não sobreviveriam a esta lesão e, se sobrevivessem e fossem ressuscitadas, poderiam nunca mais se mexer ou respirar de novo”, revela o cirurgião.

Jackson usa agora uma espécie de auréola de metal na cabeça, que vai ter que manter durante oito semanas, para manter o corpo estável e ajudar os tecidos e os nervos que ligam a sua cabeça ao pescoço a recuperarem sem problemas.

Depois disso, o menino poderá ter uma vida perfeitamente normal.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.