/

Cinco planetas vão estar perfeitamente alinhados (e só voltam em 2040)

O fenómeno pode ser visto durante o entardecer e só voltará a acontecer em setembro de 2040.

Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno vão estar perfeitamente alinhados durante estes próximos dias, avança a BBC.

O fenómeno já aconteceu no início do ano e será novamente uma boa oportunidade para quem gosta destes fenómenos, uma vez que só volta a acontecer em 2040.

Os cinco planetas vão poder ser vistos a olho nu durante o pôr-do-sol, ao contrário do que aconteceu no início de 2016, quando só era possível ver este “desfile” ao amanhecer.

Segundo David Dickinson, do site de astronomia Universe Today, isso só será possível porque antes tínhamos todos os planetas à nossa frente, isto é, à frente da Terra.

Mas agora os planetas estão visíveis durante o entardecer já que “os vamos ver a partir do nosso ‘espelho retrovisor'”, explica.

“Enquanto Marte, Júpiter e Saturno estão à frente, Mercúrio e Vénus vão a correr para recuperar o atraso”, escreveu Dickinson.

Para identificar bem os cinco planetas, é preciso estar atento às subtis diferenças no céu.

Vénus será o planeta mais brilhante de todos, seguindo-se Júpiter. Ambos são ainda visíveis quando o Sol está prestes a esconder-se no horizonte.

Marte, por sua vez, poderá ser identificado pelo seu tom avermelhado e Saturno pelo seu brilho amarelo. Ambos brilham com uma intensidade semelhante.

Encontrar Mercúrio será sempre o maior desafio porque é o mais pequeno dos cinco e pode esconder-se facilmente da visão humana.

Truque do polegar

O astrónomo Jason Kendall, professor adjunto da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, sabe um exercício para perceber se realmente conseguimos avistar os planetas.

“Feche um dos olhos. Estique o braço e coloque o seu dedo polegar para cima. Lentamente, passe-o de um lado para o outro do planeta que vê no céu”, descreve.

“Se a luz se atenuar quando o dedo passar sobre ele, é um planeta. Se piscar rapidamente é uma estrela”, explica o astrónomo.

O truque funciona melhor com Júpiter e Vénus porque são os planetas mais brilhantes mas pode ser uma boa tentativa para quem não tem muita experiência na “caça de planetas”.

Os cinco planetas só voltam a alinhar-se desta forma no dia 8 de setembro de 2040.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.