/

Cientistas usaram líquido amniótico para tratar doenças ósseas

Um grupo de investigadores britânicos descobriu que pessoas com ossos frágeis podem vir a ter um esqueleto mais forte graças a um tratamento que recorre a células estaminais provenientes do líquido amniótico de mulheres grávidas.

Segundo o The Guardian, os investigadores propõem este tratamento depois de vários estudos mostrarem que a sua utilização levou a 78% menos fraturas em cobaias que foram criados para ter ossos frágeis.

Os cientistas recolheram células estaminais provenientes do “líquido amniótico”, o líquido responsável por proteger os bebés quando estes ainda se encontram na barriga da mãe.

Agora, o próximo passo é perceber se este tratamento também funciona com humanos. Caso isso aconteça, pode ser uma boa ajuda para tratar pessoas com osteoporose, recém-nascidos que nascem com doenças raras que afetam os ossos e até os astronautas, que podem perder 2,5% de densidade óssea por cada mês no espaço, como explica o Science Alert.

“As células estaminais que utilizámos são excelentes para proteger os ossos”, afirma Pascale Guillot, da University College London e principal responsável pelo estudo, publicado na revista Scientific Reports.

Os ossos ficaram muito mais fortes e a forma como o osso ficou internamente organizado é de muito maior qualidade”, acrescenta Guillot, que espera testar o tratamento em humanos nos próximos dois anos.

Os investigadores da universidade britânica não foram os primeiros a descobrir as vantagens das células estaminais para tratar doenças ósseas.

Ainda em 2016, investigadores de Toronto, no Canadá, fizeram uma pesquisa semelhante que usou estas células de cobaias saudáveis em cobaias com osteoporose. Não só os animais cresceram com esqueletos mais fortes como os ossos ganharam novamente o aspeto saudável dos ossos que a doença acaba por destruir.

FM, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.