/

Geólogos vão medir quanto encolheu o Evereste com o sismo de 2015

SnakeBill / Flickr

O monte Evereste, a montanha mais alta do Mundo

O monte Evereste, a montanha mais alta do Mundo

Uma equipa de cientistas indianos vai subir ao monte Evereste para esclarecer se encolheu depois do grande sismo que abalou o Nepal em 2015, matando milhares de pessoas e alterando a paisagem da cordilheira dos Himalaias.

Imagens de satélite tiradas depois do terramoto de magnitude 7.8 na escala de Richter, em abril de 2015, levaram os cientistas a sugerir que o monte Evereste podia ter perdido até 2,5 centímetros dos seus 8.848 metros.

A expedição, anunciada pelo diretor do principal organismo geográfico da Índia, vai partir dentro de dois meses e os cinco cientistas que a integram vão passar cerca de um mês na montanha mais alta do mundo.

“Já passaram dois anos sobre o terramoto e a comunidade científica tem a certeza de que o monte Evereste encolheu“, afirmou Swarna Subba Rao à agência indiana PTI.

Já em maio de 2015 geólogos norte-americanos e alemães afirmavam que o forte terramoto que atingiu o Nepal em abril desse ano teria diminuído o tamanho da cordilheira dos Himalaias em cerca de um metro. Os investigadores alertam, no entanto que a alteração teria ainda que ser confirmada por estudos no local, dados aéreos ou dados de GPS.

Os cientistas acreditam também que o pior sismo a afetar o Nepal em 80 anos fez deslocar a capital do país, Katmandu, vários metros para sul.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.