Cientistas portugueses identificam nova droga proibida

Ciência Hoje

Equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da ULisboa envolvida na identificação de novas substâncias

Equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da ULisboa envolvida na identificação de novas substâncias

Uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, liderada por Helena Gaspar, investigadora do Centro de Química e Bioquímica desta faculdade, em colaboração com o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, identificou uma nova substância psicoativa – a 4F-PBP -, em pós brancos apreendidos em Portugal.

A 4F-PBP é uma nova droga, não listada nas Convenções das Nações Unidas sobre Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas e pode constituir uma ameaça à saúde pública, comparável à das substâncias constantes das referidas convenções.

Trata-se de uma droga sintética, pertencente à família das catinonas e encontrava-se misturada com o hidrato de carbono mio-inositol, um excipiente utilizado no fabrico de medicamentos e já anteriormente encontrado em misturas com cocaína.

O trabalho desenvolvido pelos investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Polícia Judiciária, foi publicado recentemente na revista da especialidade Forensic Science International.

Este é mais um caso que evidencia a importância da investigação científica no apoio à resolução de problemas da sociedade, como o combate ao comércio de novas substâncias psicoactivas, e que só foi possível no âmbito do trabalho realizado ao abrigo do protocolo celebrado entre o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em Maio de 2014.

A investigação desenvolvida e os resultados obtidos no âmbito desta parceria serão discutidos num workshop a ter lugar no próximo dia 3 de junho de 2015, no auditório do novo edifício-sede da Polícia Judiciária, em Lisboa.

Ciência Hoje

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.