Cientistas japoneses criam um vidro quase impossível de partir

1

O novo tipo de vidro é tão resistente que os investigadores responsáveis por esta descoberta asseguram ser quase tão rígido como o aço ou o ferro.

Uma equipa de investigação da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveu um tipo de vidro que promete ser revolucionário. Os investigadores garantem que o novo material é tão resistente que é praticamente impossível de partir, conta o RT.

Segundo o artigo publicado na revista Nature, a equipa optou por experimentar uma teoria, que estava já a ser testada há vários anos, que mistura óxido de alumínio, um composto químico de alumínio e oxigénio, com dióxido de silício, também conhecido por sílica.

Para isso, os investigadores usaram uma técnica de processamento sem invasão, ou seja, recorreram a gás para impedir que a mistura das duas substâncias se cristalizasse no momento, o principal problema que se mantinha até agora.

O novo tipo de vidro é quase tão rígido como o aço e o ferro e a boa notícia é que mantém a transparência e a nitidez características de um vidro regular.

De acordo com Atsunobu Masuno, professor assistente do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio, a equipa quer encontrar o mais rápido possível uma forma de produzir este vidro de forma massiva.

Ao contrário do 2-D Glass, vidro que em 2014 entrou para os recordes do Guinness como “o vidro mais fino do mundo”, este novo material parece finalmente ser a solução para alguns dos problemas do nosso dia-a-dia.

A expectativa é a de que o novo material possa ser comercializado daqui a cinco anos e que seja usado, por exemplo, em ecrãs de telemóvel, em vidros de automóveis e em janelas.

ZAP / RT

1 Comment

  1. As frases “O novo tipo de vidro é tão resistente que os investigadores responsáveis por esta descoberta asseguram ser quase tão rígido como o aço ou o ferro.” e “O novo tipo de vidro é quase tão rígido como o aço e o ferro e a boa notícia é que mantém a transparência e a nitidez características de um vidro regular.” só podem dever-se a um erro de tradução. Um material muito rígido não dobra porque não é flexível (o oposto de rígido) e é inevitavelmente frágil ou quebradiço, como é o caso do aço que formava o casco do Titanic pois este quebrou literalmente em vez de dobrar.
    As propriedades desejadas, e descritas no artigo, são a dureza (hardness), que sendo alta corresponde a ser difícil de riscar, e o módulo de elasticidade ou de Young (elastic moduli), que sendo alto corresponde a ser necessária muita força para o fazer dobrar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.