Cientistas inspiram-se em lagartixa e criam luvas de Homem-Aranha

BBC / Universidade de Stanford

-

Cientistas americanos desenvolveram luvas que possibilitam que uma pessoa escale uma parede como se fosse o Homem-Aranha, inspirada nas propriedades que permitem às lagartixas subir pelas paredes.

Os investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram almofadas de silicone do tamanho das mãos, com as quais um homem de 70 kg escalou várias vezes uma parede de vidro de 3,6 metros de altura.

A invenção pode ser o mais próximo que a Ciência já chegou de reproduzir a aderência das patas da lagartixa a superfícies. Apesar de inúmeros estudos nesta área, o desenvolvimento de um mecanismo que funcione em escala humana tem-se provado, até hoje, um desafio.

As luvas empregam as mesmas forças de atração e repulsão entre moléculas – conhecidas como Forças de van der Walls – que interagem no caso das lagartixas.

Apesar de estas forças não serem de grande intensidade, seu efeito é multiplicado pelos minúsculos pêlos que cobrem os dedos dos animais, permitindo que eles se fixem firmemente nas superfícies.

Mais eficiente

O estudo foi publicado na Journal of the Royal Society Interface.

A equipa de Stanford criou pequenos pontos que empregam estas forças e foram capazes de produzir uma adesão mais eficiente até do que a das lagartixas.

No início do ano, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos fez uma demonstração de outro aparelho que permite a uma pessoa escalar uma parede de vidro. Os pormenores do método foram mantidos em segredo.

O esforço mais recente de Stanford teve a colaboração da DARPA.

O programa da agência, chamado “Z-man“, procura desenvolver formas de escalada inspiradas na biologia com o objetivo de dispensar aos soldados o uso de cordas e escadas.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.