/

Cientistas explicam porque a viagem de volta parece sempre mais curta

1

Está encontrada uma explicação científica para o facto de a viagem de volta a casa parecer sempre mais curta do que a viagem para o destino determinado. É tudo por causa do chamado “efeito de viagem de retorno” e de um ajustamento das nossas expectativas de tempo.

Este conceito do “efeito de viagem de retorno” tem sido avaliado em vários estudos, nomeadamente numa investigação levada a cabo pelos cientistas japoneses Ryosuke Ozawa, Keisuke Fujii e Motoki Kouzaki da universidade de Kyoto, e Keisuke Fujii, da Sociedade Japonesa Para a Promoção da Ciência.

De acordo com estes investigadores, a viagem de volta faz-nos sentir que “o tempo é mais curto“, mesmo quando a distância é quilometricamente idêntica.

Esta explicação para esse “efeito de viagem de retorno” é reforçada e completada pelo psicólogo social holandês Niels van de Ven, da Universidade Tilburg, que aponta a causa para o ajustamento das nossas expectativas quanto ao tempo.

Este investigador holandês fez vários estudos com diversos participantes para analisar os aspectos da “familiaridade” e da “expectativa”, no âmbito dessa ideia do “efeito de viagem de retorno”.

De Ven ccabou por concluir que o facto de percorrermos estradas familiares não nos faz sentir que a viagem é mais curta. Em contrapartida, quando a viagem de ida leva mais tempo do que esperávamos, a viagem de volta vai-nos parecer mais rápida, por via do ajustamento das nossas expectativas de tempo.

“O efeito da viagem de retorno é provavelmente devido à violação das expectativas“, salienta Niels van de Ven na sua pesquisa.

“Os participantes sentiram que a viagem inicial demorou mais tempo do que esperavam. Em resposta, provavelmente prolongaram as suas expectativas para a viagem de volta”, constata ainda o investigador holandês.

“Em comparação com esta duração mais longa esperada, a viagem de volta pareceu mais curta”, conclui.

E então, nunca mais chegamos?

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.