/

Cientistas encontraram esqueleto raro de baleia no fundo do mar

(cv) EVNautilus / YouTube

Esqueleto de baleia no fundo do mar após aquilo que os cientistas dizem ter sido uma "queda natural"

Esqueleto de baleia no fundo do mar após aquilo que os cientistas dizem ter sido uma “queda natural”

Uma equipa de investigadores marinhos encontrou um raro esqueleto de baleia no fundo do mar. A carcaça do animal caiu naturalmente para o leito do oceano, enquanto as que se encontram habitualmente são afundadas intencionalmente para efeitos de investigação.

Este esqueleto de baleia foi detectado pela embarcação de exploração em águas profundas Nautilus, que está a fazer pesquisa nos oceanos da Califórnia, nos Estados Unidos.

Um vídeo divulgado pela equipa de investigação mostra os ossos no leito do mar e os cientistas a constatarem que se trata de uma “queda de baleia” natural.

“Dar com uma queda natural de uma baleia é bastante incomum. A maioria das que foram estudadas foram afundadas intencionalmente num certo local”, explica um dos investigadores da Nautilus no vídeo.

Os investigadores reforçam que os restos dos ossos são um verdadeiro festim de nutrientes para as criaturas marinhas, nomeadamente para os chamados “vermes zombies”.

Estes parasitas, também conhecidos por Osedax roseus, escavam os ossos e alimentam-se dos lípidos no seu interior.

A Administração Atmosférica Oceânica Nacional dos Estados Unidos (NOAA na sigla em inglês) aponta ainda, segundo cita o Live Science, que as carcaças de baleia são “uma fonte de alimento súbita e concentrada e uma mina de ouro para os organismos no fundo do mar“.

E aquilo que estes organismos não comem enriquece o sedimento do leito do oceano durante mais de um ano, refere ainda a NOAA.

O esqueleto da baleia também é “um substrato duro para a colonização de invertebrados”, acrescenta a mesma publicação.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.