/

Cientistas encontram enormes depósitos de oxigénio no núcleo da Terra

A descoberta de novos óxidos de ferro no núcleo da Terra pode significar que o planeta tem uma camada de oxigénio líquido, com 10 vezes mais oxigénio do que toda a atmosfera.

Usando uma câmara especial de alta pressão, uma equipa de geofísicos russos e alemães identificou a existência de novos óxidos de ferro, que estarão presentes no manto nuclear da Terra.

A descoberta significa que esta nova camada do núcleo da Terra deverá ser composta essencialmente por oxigénio líquido.

“O óxido de ferro mais comum na Terra é a hematite, ou Fe2O3, que é o produto final de muitos processos geológicos e a principal fonte de ferro da nossa civilização”, explica à Science Daily a geóloga Elena Bykova, investigadora da University de Bayreuth, na Alemanha.

Mas, no decorrer do seu estudo, a equipa de cientistas conseguiu produzir novos óxidos de ferro, com fórmulas químicas como Fe4O5, Fe5O6, e Fe13O19, que se formam a altas pressões e temperaturas.

Os investigadores fizeram a descoberta colocando amostras de minério de ferro num dispositivo de aquecimento a laser, numa câmara de alta pressão especial.

Elena Bykova / University of Bayreuth

Modelo da estrutura molecular do Fe5O7, um dos novos óxidos de ferro descobertos pela equipa da geóloga Elena Bykova

Os resultados obtidos, explicam os investigadores, provam que os óxidos de ferro que se encontram no centro da Terra são capazes de produzir oxigénio.

Apesar de o oxigénio ser geralmente um gás de temperaturas elevadas, em ambientes de alta pressão o seu ponto de ebulição sobe.

“A quantidade do oxigénio produzido pela formação destes novos óxidos de ferro, como o Fe5O7, pode ser 8 a 10 vezes maior do que toda a massa do oxigénio na atmosfera actual do planeta”, concluíram os autores do estudo, publicado na revista Nature.

De acordo com os investigadores, o oxigénio líquido, na maior parte das vezes, escorre dos depósitos de minério de ferro submarinos para o núcleo da Terra através de fendas continentais.

Resta agora saber o que acontece ao oxigénio líquido quando reage com o manto circundante ou quando sobe para as camadas mais altas do núcleo terrestre.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.