/

Cientistas descobriram de onde vêm os meteoritos que caem na Terra

1

A. Angelich / NRAO / AUI / NSF

Uma investigação norte-americana conseguiu desvendar a origem de 7% dos meteoritos encontrados na Terra. Eles vêm do protoplaneta Vesta.

O Vesta é um asteróide gigante, um dos maiores do Sistema Solar — tão grande, que é considerado um proto-planeta. Ao que parece, é também a origem de uma parte significativa dos asteróides que chegam à Terra.

A conclusão foi tirada por uma equipa de investigadores do Instituto de Ciências Planetárias de Tucson, no Arizona, EUA, com base nos dados recolhidos pela sonda espacial Dawn, lançada pela NASA em 2007 para observar particularmente o planeta anão Ceres e o asteróide gigante Vesta.

Os cientistas, liderados pelo astrofísico Tom Prettyman, apuraram que a superfície de Vesta é constituída por potássio e tório, elementos que coincidem com a composição dos meteoritos rochosos que caem na Terra.

NASA

O protoplaneta Vesta em imagem captada pela sonda espacial Dawn.

O protoplaneta Vesta em imagem captada pela sonda espacial Dawn.

Vesta é considerado uma espécie de “sobra” de uma construção planetária por acabar que ficou, mais ou menos, intacta desde as suas origens, aquando da formação do sistema solar há mais de 4,5 mil milhões de anos, até à actualidade.

Assim, a observação da sua composição permitiu ainda aos investigadores constatar a confirmação das actuais teorias existentes sobre a formação do sistema solar e dos planetas terrestres.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.