Cientistas descobrem novas espécies de “sapos dançarinos”

BBC

-

 

Cientistas indianos dizem ter descoberto 14 novas espécies dos chamados “sapos dançarinos” nas florestas no sul do país.

Os anfíbios ficaram assim chamados pelos movimentos feitos durante o acasalamento, quando o macho dá vários ‘pontapés’ nas fêmeas.

No entanto, os cientistas alertaram que 80% dos sapos das novas espécies descobertas vivem fora de áreas de proteção ambiental e os seus habitats encontram-se a ser destruídos.

As descobertas foram resultado de mais de 12 anos de pesquisas nas florestas ao sul da Índia.

“Trata-se de uma descoberta surpreendente de um grande número de espécies”, afirmou Sathyabhama Das Biju, cientista responsável pelas pesquisas.

Em entrevista à BBC Tamil, o serviço em tamil (língua falada na Índia) da BBC, Das Biju disse que “a singularidade das novas espécies é que podemos cientificamente chamá-las de “balança-pés”. É assim que os machos atraem as fêmeas durante a temporada de acasalamento”, afirmou.

O ‘balança-pés’ consiste numa série de movimentos praticados pelo macho. Durante o acasalamento, ele balança, alonga e estende as pernas, chutando a fêmea.

As descobertas dos cientistas foram publicadas na revista científica Ceylon Journal of Science e decorre de uma pesquisa conduzida numa cadeia de montanhas que se estende por todo o Estado de Maharashtra, paralela à costa oeste da Índia.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.