/

Biólogos descobrem lagarto que larga a pele para escapar dos predadores

Frank Glaw

O réptil Geckolepis megalepis

O réptil Geckolepis megalepis

Um grupo de cientistas alemães descobriu uma espécie de lagarto que se livra completamente da pele para fugir dos predadores. O réptil Geckolepis megalepis foi batizado de lagarto-escama-de-peixe e vive em Madagascar e nas ilhas Comores, na costa sudeste da África. 

Existem relatos desta espécie desde o século XIX, mas os cientistas só agora conseguiram capturar o animal sem que este perdesse a pele.

Segundo o estudo publicado no jornal PeerJ, vários lagartos podem soltar a própria cauda quando são atacados, mas esta nova espécie tem escamas grandes que se desprendem com uma enorme facilidade.

O lagarto-escama-de-peixe é especialmente adaptado à descamação. Após soltar a pele, as novas escamas do animal demoram algumas semanas a crescer, mas não deixam cicatrizes.

Frank Glaw

 Ao perder as escamas, a nova espécie fica com a pele totalmente exposta

Ao perder as escamas, a nova espécie fica com a pele totalmente exposta

“O que é realmente impressionante é que estas escamas, que são espessas e às vezes podem ser ósseas, exigem um grande gasto de energia na sua produção”, disse o principal autor do estudo, Mark Scherz, da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha.

“Também impressiona a facilidade com que as escamas se soltam e regeneram rapidamente sem deixar cicatriz”, adiantou.

O número de escamas de um lagarto e o seu padrão são fundamentais para os especialistas identificarem e distinguirem as espécies de répteis, por isso é que os cientistas demoraram tanto tempo para classificar o Geckolepis megalepis como uma nova espécie.

Em Madagascar existem mais de 350 répteis terrestres, 90% dos quais não são encontrados em mais nenhum lugar do mundo.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.