/

Cientistas criam simulação do nascimento da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos criou a simulação computadorizada mais detalhada de sempre do nascimento da Via Láctea, que terá ocorrido há cerca de 13 mil milhões de anos.

De acordo com simulações antigas, a nossa galáxia deveria estar rodeada por milhares de galáxias anãs, mas o novo estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) revela que, na realidade, há apenas 30 galáxias anãs nas proximidades.

“Uma explosão estelar pode ser suficientemente poderosa para empurrar para longe as outras estrelas e até pequenas galáxias. Isso explica porque é que agora só conseguimos ver algumas dezenas dessas estrelas, quando as nossas simulações anteriores calculavam que fossem milhares”, afirma Andrew Wetzel, autor principal do estudo.

Ao ter em consideração essa situação, a equipa conseguiu produzir uma simulação que mostra o nascimento e o estado atual da Via Láctea.

Inicialmente, os astrónomos pensavam que os seus cálculos sobre a matéria negra existente na galáxia estavam incorretos, mas descobriram que apenas faltava incorporar na pesquisa os efeitos das supernovas, os corpos celestes brilhantes produzidos depois das explosões de estrelas massivas.

“Pensávamos que o nosso conhecimento estava incorreto, mas quando utilizamos o modelo das supernovas conseguimos a resposta correta“, explicou Wetzel.

Para criar a simulação, os investigadores usaram dois mil computadores durante 700 mil horas. Se tivessem utilizado apenas um computador, a simulação iria demorar 80 anos para ser concluída.

BZR, ZAP / Hypescience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.