Cientistas criam rim para transplante em laboratório

1

Cientistas japoneses estão cada vez mais perto de criar em laboratório rins totalmente funcionais para seres humanos, depois dos testes em porcos e ratos terem sido promissores.

No estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Jikei, no Japão, os órgãos foram transplantados para os animais e funcionaram como rins naturais no que diz respeito à passagem da urina, avança a BBC.

Anteriormente, esta operação tinha dado problemas porque a pressão da urina causava inchaços mas foi resolvido com a criação de mais canais para o escoamento do líquido.

Desenvolvidos a partir de células-tronco, estes rins podem ser um motivo de esperança para milhares de pessoas que se encontram à espera de um transplante de rim.

Esta experiência, divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, não é a primeira que se faz no campo da criação de órgãos em laboratório.

Porém, o que a torna diferente é o facto de também incluir o desenvolvimento de uma via urinária e de uma bexiga.

Colocados no sistema urinário de ratos, e depois em porcos por terem um tamanho maior, o conjunto funcionou, pelo menos, oito semanas sem qualquer problema.

“Trata-se de um passo importante. Os dados dos testes com animais são fortes”, afirma Chris Mason, especialista em células-tronco da University College London.

“Não podemos dizer que também vai funcionar em humanos. Ainda estamos longe disso. Mas pelo menos temos terapias como a diálise, a qual pode ser usada enquanto não temos estes rins a funcionar”, alertou.

Enquanto isso não acontece, existem outras técnicas que estão a ser estudadas como, por exemplo, o “rejuvenescimento de órgãos”.

Na Universidade de Harvard, nos EUA, Harald Ott desenvolveu uma técnica que “lava” o tecido de órgãos mortos e insere um estrutura que consegue criar novas células. A partir desta técnica, Ott e a sua equipa também já conseguiram desenvolver rins e pulmões.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.