Cientistas criam por acidente o vidro mais fino do mundo

Christopher Frey / Flick

-

Um grupo de cientistas da universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e de Ulm, na Alemanha, criou acidentalmente o painel de vidro mais fino já visto. O vidro tem apenas uma molécula de espessura.

O novo vidro é composto por apenas dois átomos de espessura, e foi batizado de 2-D Glass. A descoberta ocorreu em 2012, mas só recentemente foi reconhecida pelos representantes do Guinness – o livro dos recordes, para poder entrar na edição de 2014 como “o vidro mais fino do mundo”.

DR Jason Koski / Cornell University Photography

 A investigadora Pinshane Huang e o professor David Muller com um modelo do vidro bidimensional

A investigadora Pinshane Huang e o professor David Muller com um modelo do vidro mais fino do mundo.

Um “acidente”

Os cientistas autores da invenção tentavam criar grafeno – uma placa bidimensional de átomos de carbono – quando notaram que havia alguma coisa errada com a criação. Havia uma espécie de “sujidade” no resultado final que, depois de analisada, se descobriu ser um composto formado por silício e oxigénio. Por outras palavras: era vidro.

Este “acidente” ocorreu graças a uma fuga de ar, que fez com que o cobre reagisse com o quartzo do forno onde o grafeno estava a ser produzido.

Esta invenção é assim a mais recente numa longa linha de invenções acidentais de produtos que era suposto serem outra coisa, onde entre outros constam os ilustres Post-Its, Coca-Cola e papel mata-borrão.

E quais as prováveis utilidades da descoberta? No futuro, o material poderá ser usado na produção de transístores, sem defeitos e ultra-finos, o que poderia melhorar, por exemplo, o funcionamento e desempenho dos processadores de smartphones e computadores.

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.