/

Cientistas criam o cabo elétrico mais fino do mundo

SLAC National Accelerator Laboratory

O tamanho do cabo elétrico comparado ao de um centavo de dólar americano

O tamanho do cabo elétrico comparado ao de um centavo de dólar americano

Os cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, usaram pequenos pedaços de estruturas que se assemelham ao diamante para construir um fio elétrico que tem apenas três átomos de espessura.

Segundo o Science Alert, a equipa encaixou os diamantóides – que estão ligados a átomos de enxofre e cobre – como se fossem Legos, para dar forma ao cabo elétrico que só é observável a uma nano-escala.

“O que mostramos aqui é que podemos criar fios minúsculos e condutores do menor tamanho possível que essencialmente se encaixam sozinhos”, afirmou o cientista Hao Yan.

“O processo é simples: despejamos os ingredientes e conseguimos obter resultados em meia hora. É como se os diamantóides soubessem para onde devem ir“, adiantou.

Os cientistas revelam que os diamantóides atraem-se uns aos outros, através das Forças de Van der Waals.

“Muito parecido com os blocos LEGO, eles só se encaixam de uma maneira que é determinada pelo seu tamanho e forma”, destacou a cientista Fei Hua Li.

“Os átomos de cobre e de enxofre de cada bloco de construção enrolaram-se no meio, formando o núcleo condutor do fio, e os diamantóides mais volumosos estão enrolados no exterior, formando a concha isoladora”, sublinhou.

Não é a primeira vez que os especialistas trabalham no desenvolvimento de nano-fios capazes de conduzir uma corrente elétrica, mas a equipa diz que esta cadeia de diamantóides de apenas três átomos de largura é a menor estrutura construída até hoje.

O estudo foi publicado na Nature, e abre caminho para o desenvolvimento de vários tecidos capazes de conduzir eletricidade e outras aplicações que estão a entusiasmar a comunidade científica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.