Cientistas criam aditivo que gera saciedade e reduz ingestão de comida

urbanwoodswalker / Flickr

Cientistas britânicos criaram um aditivo para alimentos que aumenta a sensação de saciedade.

Os testes iniciais mostraram que a substância ajudou as pessoas a reduzirem a ingestão de alimentos e desacelerou o aumento de peso.

O aditivo, batizado de IPE, tem como ingrediente principal o propionato, que ao ser produzido no corpo a partir da quebra das fibras no intestino ajuda-nos naturalmente a sentir-nos satisfeitos.

Os investigadores do Imperial College de Londres e da Universidade de Glasgow, na Escócia, afirmaram que o aditivo tem de ser consumido regularmente para fazer efeito.

O problema é que a forma do IPE é um pó solúvel de sabor desagradável. Os cientistas querem contornar este problema ao tentar incorporar o aditivo em pães e batidos de frutas.

O estudo foi divulgado na revista Gut.

Absorção

A parte problemática da investigação foi encontrar uma forma de levar o propionato até o intestino grosso, onde vai desencadear a liberação de hormonas que controlam o apetite.

Adicionar o propionato à comida não funcionaria, pois a substância seria absorvida cedo demais pelo intestino.

A equipa de investigadores encontrou uma forma de ligar o propionato a um hidrato de carbono natural encontrado em plantas, a inulina.

Uma vez ligado, o propionato pode passar pelo sistema digestivo com segurança antes de se desligar da inulina pelas bactérias do intestino grosso.

Nos testes iniciais do estudo, 20 voluntários receberam ou apenas a inulina ou o IPE, e só depois tinham luz verde para comer o quanto quisessem.

Os que receberam o IPE comeram cerca de 14% menos.

Na etapa seguinte do estudo, 49 voluntários que estavam acima do peso receberam IPE ou inulina, ambos em pó, tendo que adicionar dez gramas (cerca de uma colher de sobremesa) de um dos dois à comida diariamente.

Ao fim de 24 semanas, seis dos 24 voluntários que receberam inulina tinham aumentado o peso em mais de 3%, enquanto apenas um dos 25 que receberam o IPE tiveram aumento de peso.

“Sabemos que os adultos ganham, em média, entre 0,3kg e 0,8kg por ano, e há uma necessidade real de estratégias que possam evitar isto”, afirma o coordenador do estudo, Gary Frost, do Imperial College de Londres.

“Moléculas como o propionato estimulam a liberação de hormonas do intestino que controlam o apetite, mas seria preciso comer quantidades imensas de fibra para conseguir um efeito forte”, acrescentou.

Douglas Morrison, do Centro de Pesquisa Ambiental da Universidade de Glasgow, afirmou que as experiências mostraram que o propionato poderá ter um papel importante no controlo do peso.

“Se conseguirem fazer isto sem afetar o paladar ou os intestinos, então eu aprovo”, disse David Haslam, presidente do Fórum Nacional Britânico de Obesidade.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.