Cientistas conseguiram tornar um objecto invisível

(dr) Warner Brothers

Harry Potter a experimentar o Manto da Invisibilidade no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Harry Potter a experimentar o Manto da Invisibilidade no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Cientistas britânicos conseguiram tornar um objecto invisível, na que foi a primeira demonstração prática do já chamado “manto da invisibilidade”.

Não estamos a falar da magia de que se fala na saga Harry Potter, da escritora J. K. Rowling, mas de um “manto de invisibilidade” que esconde os objectos das ondas electromagnéticas.

O ano passado, uma equipa de cientistas do Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, dos EUA, já tinha conseguido criar em laboratório uma “pele da invisibilidade“.

Mas agora, e pela primeira vez, cientistas da Universidade Queen Mary de Londres (QMUL), no Reino Unido, conseguiram aplicar o conceito numa demonstração prática, tornando um objecto invisível.

A experiência foi descrita num estudo publicado esta semana na Scientific Reports.

A equipa da Escola de Engenharia Electrónica e Ciência Computadorizada da QMUL, numa colaboração com a indústria britânica, produziu um objecto especial com o tamanho de uma bola de ténis, usando um material com propriedades eléctricas e sete diferentes camadas.

Este revestimento “pode camuflar um objecto que, habitualmente, teria provocado a dispersão das ondas electromagnéticas”, explica a instituição de ensino em comunicado.

A estrutura faz assim com que um objecto curvo pareça plano às ondas electromagnéticas.

Manto da Invisibilidade em acção O design é baseado na óptica de transformação, “um conceito por trás da ideia do manto de invisibilidade”, explica Yang Hao, co-autor do estudo.

“Estudos anteriores mostraram esta técnica a funcionar numa única frequência, mas nós mostrámos que funciona também com uma gama maior de frequências, tornando-o mais útil para outras aplicações no campo da engenharia, como as nano-antenas, e da indústria aeroespacial”, acrescenta.

Entre as inúmeras aplicações potenciais deste “manto da invisibilidade” conta-se o de poder dar qualquer formato a antenas, mantendo a sua funcionalidade intacta, como se estivessem direitas.

O autor principal do estudo, Luigi La Spada, prevê que esta investigação possa vir brevemente a ter “um grande impacto na indústria”, salientando as aplicações no campo da acústica – e num sem-número de soluções tecnológicas e de design industrial inovador em muitos outros campos.

“Demonstrámos ser mesmo possível usar nano-compósitos para controlar a propagação de ondas pela superfície através do fabrico de aditivos avançados”, acrescenta La Spada.

E provavelmente, construir um dia o verdadeiro manto da invisibilidade de todos os aprendizes de feiticeiro.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.