/

Cientistas conseguiram clonar células estaminais a partir de células adultas

UCL News / Flickr, TEDxDeExtincti / Flickr

O investigador Robert Lanza

Robert Lanza, responsável científico da empresa de Advanced Cell Technology, líder da equipa de investigadores

Investigadores conseguiram, pela primeira vez, nos Estados Unidos, clonar células estaminais embrionárias humanas a partir de células adultas, um avanço na medicina regenerativa que pode abrir portas ao tratamento de doenças incuráveis, noticiou este sábado a agência AFP.

Os cientistas usaram a técnica utilizada pelo investigador Shoukhrat Mitalipov, o primeiro a criar, em 2013, células estaminais embrionárias humanas a partir de células da pele, recorrendo à clonagem. Contudo, nesse caso, o processo tinha sido feito com o ADN (material genético) de um bebé com 8 meses.

As células estaminais embrionárias são as únicas capazes de se diferenciar em todos os tipos de células e de se multiplicar.

A nova experiência, cujos resultados foram publicados na quinta-feira na edição digital da revista Cell Stem Cell, foi realizada na Califórnia com as células de dois homens, de 35 e 75 anos.

As células estaminais embrionárias clonadas – criadas através da junção de uma célula da pele adulta com uma célula de um ovócito “despida” do seu material genético – eram geneticamente idênticas às dos dadores.

A esperança da equipa de investigadores, liderada por Robert Lanza, responsável científico da empresa de biotecnologia Advanced Cell Technology, é que as células estaminais embrionárias humanas clonadas possam ser usadas na regeneração de órgãos danificados por doenças como o cancro ou a Alzheimer.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.