/

Cientistas conseguem enviar senhas seguras através do corpo humano

Mark Stone / University of Washington

As senhas passam através do corpo graças a um sistema de transmissão de baixa frequência

As senhas passam através do corpo graças a um sistema de transmissão de baixa frequência

Investigadores de engenharia e computação da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, conseguiram uma proeza digna dos filmes de agentes secretos: enviar senhas através do corpo humano – e com segurança suficiente para que nenhum hacker intercepte o processo.

Ao contrário do que ocorre quando partilhamos ou escrevemos passwords usando a rede Wi-Fi ou tecnologias sem fios como o Bluetooth, as senhas enviadas pelo corpo humano não podem ser interceptadas por hackers que estejam a escutar os sinais transmitidos.

Com este novo sistema, a informação ou dados biométricos a enviar passam através do corpo humano graças a um sistema de transmissão de baixa frequência, que pode ser gerado pelos vulgares sensores de impressão digital e touchpads presentes actualmente em vários gadgets.

O processo cria um código binário, que transmite dados em uma velocidade de 25 a 50 bits por segundo.

“Os sensores digitais têm sido bastante usados como dispositivos de entrada. O interessante é que mostrámos, pela primeira vez, que estes sensores podem servir para enviar informações que estão fechadas no próprio corpo do utilizador”, explicou Shyam Gollakota, um dos autores do estudo.

Vikram Iyer / University of Washington

As possíveis aplicações incluem o envio de senhas para portas inteligentes e sensores de glucose para diabéticos

As possíveis aplicações incluem o envio de senhas para portas inteligentes e sensores de glucose para diabéticos

Este tipo de transmissão oferece um método muito mais seguro de enviar informações autenticadas entre dispositivos, já que o sistema consegue criar um link seguro entre a superfície tocada e o dedo do utilizador.

“Digamos que eu queira abrir uma porta utilizando um cadeado eletrónico inteligente”, exemplifica Mehrdad Hessar, coautor do trabalho.

“Basta tocar ao mesmo tempo na maçaneta e no sensor de impressões digitais do meu telefone, para transmitir as minhas credenciais através do corpo – e a porta abre-se, sem ter que enviar qualquer tipo de informação pelo ar”, explica.

Até agora, a equipa testou a nova técnica em sensores de impressões digitais presentes em dispositivos como o iPhone.

Os testes foram realizados com a ajuda de 10 pessoas diferentes, com variados pesos e alturas, e em todas as ocasiões o resultado foi bastante positivo. O sistema funciona aliás mesmo quando a pessoa está em movimento, ou a mexer os braços.

O tempo de ter que tomar nota das passwords está a acabar. Melhor dizendo, o tempo de quê??

Canaltech / Washington.edu

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.